Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

EQUIPE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL RECEBE PALESTRANTE PARA ORIENTAÇÕES E CAPACITAÇÕES

Na última segunda-feira (5) e terça-feira (6) de fevereiro, a equipe da Educação Municipal teve o privilégio de receber a renomada palestrante Ludimila Martins. O evento foi marcado por orientações e capacitações essenciais para o aprimoramento do trabalho realizado nas escolas.

Os temas abordados durante os dois dias foram de extrema relevância para o desenvolvimento educacional e emocional dos profissionais envolvidos:

  • “Educar e servir com afetividade”.
  • “A música como instrumento de aprendizagem na Educação”.

O público-alvo compreendeu diversos setores, incluindo equipe de apoio (merendeiras e profissionais da limpeza), motoristas e gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadoras pedagógicas). Ao todo, aproximadamente 400 pessoas participaram ativamente das orientações e capacitações proporcionadas pela palestrante.

Ludimila Martins, uma palestrante e formadora reconhecida nacionalmente, trouxe sua expertise em Pedagogia Licenciatura, aliada à sua formação em Regência Orquestral e especialização em Musicalização Infantil. Sua abordagem focou não apenas no aprimoramento técnico, mas também na promoção do bem-estar emocional dos profissionais da Educação.

A importância de cuidar da saúde emocional e mental dos colaboradores foi destacada durante as palestras. A rotina intensa e as múltiplas responsabilidades podem levar ao esgotamento físico e emocional, afetando diretamente o desempenho no ambiente de trabalho. Com esse entendimento, a palestra de CURADORIA foi desenvolvida, visando fortalecer as competências socioemocionais dos participantes. Essas competências englobam os modos de pensar, sentir e agir, fundamentais para lidar com desafios e estabelecer relações saudáveis consigo mesmo e com os outros.

Dentre os temas abordados durante as palestras, seminários e oficinas, destacam-se:

  • “Mirabolâncias – A Música como Ferramenta de Apoio na Educação Infantil”.
  • “A Importância do Brincar na Primeira Infância”.
  • “Os Campos de Experiências e a Musicalidade”.
  • “Orquestrando a BNCC: A música como instrumento de aprendizagem na educação”.
  • “Brincadeiras Musicais” (indicado para auxiliares de desenvolvimento infantil).
  • Temas específicos ou desenvolvimento de formações adequadas ao sistema de ensino adotado pelo município e/ou escola.

Em suma, a visita da palestrante Ludimila Martins foi um marco para a Educação Municipal, oferecendo não apenas conhecimento técnico, mas também promovendo o cuidado com o bem-estar emocional dos profissionais envolvidos, essencial para o sucesso do trabalho educacional.

Por Julio Cesar Melo