Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Equipe de Zoonoses participa de treinamento para controle de raiva

Monitoramento, diagnóstico, transmissão da raiva para animais domésticos e raiva humana foram alguns dos temas abordados no 12º Seminário de Vigilância e Controle da Raiva, que aconteceu no Centro de Convenções Majestic, em Águas de Lindóia. O evento começou na última terça-feira (05) e encerrou na manhã desta quinta-feira (07), com o objetivo de fortalecer as ações entre as equipes de zoonoses no Estado de São Paulo.

Para isso, estiveram presentes o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, Luiz Aparício e o médico veterinário e responsável técnico, Patrick Batista que ao longo do evento se instruíram nas novas pesquisas e trabalhos sobre a raiva.

Em julho deste ano, o Ministério da Saúde, divulgou a falta de distribuição da vacina antirrábica para cães e gatos no país. Uma nota enviada para os municípios do Estado informava que o quantitativo de vacina existente no Centro de Distribuição e Logística do Estado de São Paulo era insuficiente para atender as demandas dos municípios. Apenas algumas cidades que fazem fronteira com a Bolívia e outras da região do nordeste receberam o insumo de raiva.

Assim, o treinamento abordou essa decisão do Ministério da Saúde e informou sobre a possibilidade de o insumo ser distribuído no ano que vem. A Secretária de Saúde está em contato constante com os meios responsáveis pela distribuição e estuda a viabilidade de realizar a campanha antirrábica assim que possível.

Malu Martins – Assessoria de Imprensa