Escola Municipal Elisa dos Santos desenvolve educação ambiental com suas crianças

O governo do Estado de São Paulo através da Secretaria do Meio Ambiente lançou em março deste ano o Programa Criança Ecológica, um projeto inovador que envolve alunos de 8 a 10 anos das escolas públicas e particulares com as questões ambientais do planeta de uma maneira didática, lúdica e interativa. Nesta terça-feira a Escola Elisa dos Santos apresentou seu trabalho.

Para estimular ainda mais as crianças, todo o projeto foi realizado em ambientes abertos, onde o contato com a natureza é muito maior. As atividades foram realizadas a partir de quatro agendas de cores diferentes: a azul representar a água; a verde corresponde à fauna e à flora; a cinza, à poluição e a amarela simula o aquecimento global e a educação para a vida.

Exposição de maquetes, teatro, coral, dança e desfile com roupas de material reciclado fazem parte do trabalho desenvolvido pelos professores da unidade escolar com seus alunos.

A abertura foi feita pela diretora Edilmara de Souza Massoni que conduziu o roteiro. Representando a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, a professora Rosangela Miranda Aliaga falou de sua satisfação em presenciar o trabalho desenvolvido e convidou a todos para fazer parte do grande projeto ambiental para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do planeta, destacando que cada um pode e deve dar a sua contribuição.

“Nossas crianças estão “craques” no conhecimento ambiental. O significado de aquecimento global, desenvolvimento sustentável, bacias hidrográficas, uso racional da água e muitos outros termos ecológicos, presentes no cotidiano das pessoas, neste trabalho, são facilmente assimilados. O Criança Ecológica é um plano inovador na Educação Ambiental paulista”, conclui Rosangela.

Sobre a programação geral, a diretora Edilmara comentou: “A EMEIEF. “Professora Elisa dos Santos”, realizou a exposição dentro do projeto “ Criança Ecológica”, desenvolvido entre os alunos das 3ª s séries do Ensino Fundamental. O tema abordado foi “A preservação da natureza para a o futuro da humanidade”, tal projeto tem por objetivo preparar a criança para assumir atitudes ambientais corretas, tornando-se um pequeno, e fundamental agente de mudanças, pois no seio da família, especialmente, as ações ambientais provocadas pelas crianças são muito valiosas e somente o poder transformador da educação será capaz de construir a sociedade sustentável do futuro”.

No próximo dia 10 de dezembro, os alunos juntamente com seus professores, estarão viajando para São Paulo, onde visitarão o Zoológico e o Aquário.