Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Escritor Fabrício Carpinejar realizou oficina em Apiaí dentro do Programa Viagem Literária

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Escritor Fabrício Carpinejar realizou oficina em Apiaí dentro do Programa Viagem Literária

No dia 17 de novembro, aconteceu na Biblioteca Municipal o 5º módulo do Programa Viagem Literária, da Secretaria de Cultura do Estado, no qual Apiaí foi contemplada com cinco módulos. O último módulo de 2009 foi diferente dos demais, desta vez, ocorreu a Oficina Literária com vagas limitadas. O escritor da vez foi Fabrício Carpinejar.

Nascido em Caxias do Sul-RS em 1972, Fabrício Carpinejar é poeta, cronista, jornalista e professor. Mestre em Literatura pela UFRGS, atualmente é coordenador do curso de Formação de Escritores e Agentes Literários da Unisinos. Publicou, entre outros, Um Terno de Pássaros ao Sul (2000), Cinco Marias (2004), Como no Céu/Livro de Visitas (2005), Meu filho, Minha filha (2007) e Canalha! (2008), que acaba de vencer o Prêmio Jabuti 2009. Recebeu diversos outros prêmios, entre eles o Maestrale/San Marco, o Prêmio Açorianos e o Prêmio Erico Veríssimo. Carpinejar foi traduzido para o alemão e em breve será publicado também na Itália e na França. Participou de antologias no México, na Colômbia, na Índia e na Espanha.

A oficina teve como objetivo conscientizar autores da importância da leitura da poesia, entender a construção do poema, utilizar o passado como ponto de partida da experiência estética, vencer o medo da crítica e a retração da voz, explorando a brincadeira da linguagem.

Exercícios criativos como troca de sapatos, jogo da forca, lista de supermercado, epitáfio, cartas de amor e de vingança, relação de objetos perdidos na vida, edição de poetas consagrados, entre outros, para retirar a solenidade da poesia. Os participantes foram professores, alunos e pessoas que tem intenção de publicar livro ou poesias.

A presença da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo se fez em Apiaí, através da visita da Ana Carolina, uma das responsáveis pelo Programa Viagem Literária, que veio verificar a participação do público nas atividades. A oficina teve duração de 04 horas, sendo das 08h00 as 12h00, com direito a Certificado.

O participante, jornalista e poeta Luiz Pienta, fez uma poesia sobre sapatos, tema trabalhado na oficina, na qual foi muito elogiado pelo escritor Fabrício Carpinejar, e demais colegas. “A poesia tem que fazer o leitor pensa, se questionar ou emocionar, se isso não aconteceu então não se pode definir como obra literária”, diz Carpinejar.

Quando a gente deita, esquece
De baixo da cama
Todos os sapatos são unissex.

(Poeta apiaiense Luiz Pienta)

“Encerra-se o Programa Viagem Literária 2009 em Apiaí e esperamos que em 2010 sejamos novamente contemplados com esse importante programa, que muito estimulou a leitura e o uso da Biblioteca. Através de registro de visitas, pudemos constar o aumento de usuários”, dizem Delmira Barbosa e Cleide Santos, funcionárias da Biblioteca Municipal.
“O hábito da leitura tem que ser estimulado pelos pais, professores e poder público, e este último tem que oferecer estrutura e acesso aos espaços culturais e educacionais. Graças ao Programa Viagem Literária e a Prefeitura Municipal de Apiaí por ter uma Biblioteca pública bem estruturada e rica de obras literárias, foi escolhida pela Secretaria de Cultura do Estado para receber cinco importantes escritores e poetas, com atividades que atingiu todas as faixas etárias. Agradeço a todos que participaram das atividades culturais, principalmente as escolas que dispensaram seus estudantes a participarem, pois acreditam que a leitura é fundamental no desenvolvimento intelectual do aluno”, comenta Lia Camargo, diretora de Cultura.