Finalização do Projeto Memória Local na Escola

Memória Local na Escola é um projeto desenvolvido anualmente pelas Escolas Municipais de Apiaí e que preserva a memória de nossa comunidade. As atividades do projeto envolvem alunos e professores no registro das histórias de vida de pessoas da nossa sociedade. São realizadas leituras dos livros do acervo do Projeto, pesquisas, registros, entrevistas, produções de textos e desenhos. O projeto promove a valorização dos de pessoas que fazem a diferença no município e incentiva o contato com as histórias coletadas pelos alunos nas suas famílias, na comunidade e no entorno dela, beneficiando assim o estreitamento das relações humanas e o desenvolvimento do comportamento leitor e escritor dos nossos estudantes. Ao término do projeto os alunos produzem o Livro da História de Vida dos Depoentes que são entregues a eles no evento de encerramento.

Neste ano letivo de 2023, através de formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Apiaí para os professores, através da orientadora do Projeto Memória Local na Escola, Juliane de Andrade Fortes, foi possível desenvolver todas as atividades com a participação de 8 professores regentes, 4 professores orientadores, 4 Coordenadoras Pedagógicas, 4 Diretoras, 08 entrevistados (pessoas da comunidade) e cerca de 167 estudantes das  4 escolas do Sistema Municipal de Educação de Apiaí e do CEMAE. A temática para o desenvolvimento das atividades do projeto, foi a escolha de pessoas que incentivam a Vida Saudável. Cada escola e suas turmas de alunos dos 4º Anos escolheram seus depoentes para serem homenageados:

EMEIEEF ALA – 4ª A Depoente Agnaldo José Vadenar, 4º B Depoente Gabriel Lazzarotto de Souza e 4º C Depoente Moema Xavier;

CEMAE – Centro Educacional Municipal de Atendimento Especial – Depoente Tomi Kengi Higuchi Vadenar;

EMEIEF Prof.ª Elisa dos Santos – 4º A Depoente Marcel Sarti, 4º B Depoente Vinicius Matsunaga Perez;

EMEIEF Prof.ª Helena Pinheiros Klinguelfuss (Bº Caximba) – 4º A Depoente Rafael N. Rézio;

EMEIEF Prof.ª Honorina de Albuquerque – 4º A Depoente Milena Sarti.

As solenidades de encerramento do Projeto aconteceram com muita dedicação por todos integrantes das Unidades Escolares. A Secretária Municipal de Educação, Rosângela Aliaga, enfatiza a importância do trabalho com projeto e em especial o Projeto Memória Local na escola, pois mobiliza toda a comunidade escolar na valorização de pessoas que fazem a diferença em nosso município e os alunos constroem seus conhecimentos através da leitura, escrita e desenvolvimento do socioemocional.

Parabéns a todas as equipes gestoras, professores, alunos e familiares envolvidos e às responsáveis no desenvolvimento do projeto junto às unidades educacionais: Assessora Pedagógica Juliane de Andrade Fortes e a Supervisora Educacional Maria Goretti de A. Munhão. Gratidão aos depoentes que compartilharam suas histórias de vida e incentivos para uma vida saudável. Foram dias emocionantes e de bastante aprendizado para todos os participantes.