No dia 20 de fevereiro de 2024, foi realizado a Formação do PAR (Programa Alfabetização Responsável) com especialistas do SESI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Apiaí e a Secretaria Municipal de Educação. As formações estão sendo ofertadas para os docentes que atuam na Educação Infantil com crianças de 4 e 5 Anos, para os docentes de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental e com para os Gestores das Unidades Escolares.
Com os docentes que atuam com crianças de 4 e 5 anos já foi oferecido os conhecimentos sobre os processos de desenvolvimento das crianças e a importância de trabalhar o desenvolvimento da linguagem, oralidade e competências basilares. Para os professores que trabalham com as crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, o objetivo é apoiar o processo de desenvolvimento da escrita e da leitura das mesmas, para que ocorra na fase adequada até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Além dos saberes formativos oferecidos aos educadores, foram desenvolvidas práticas de liderança e conhecimentos técnicos dos processos voltadas aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos, com o intuito de oferecer subsídios para que eles possam analisar os indicadores de qualidade, monitorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como ajudar a criar um ambiente alfabetizador. Os gestores trabalharão também temas específicos de suas funções e juntos, deverão criar metas e planos de ação para o alcance dos objetivos das escolas e redes de ensino que integram.
Segundo a Secretária de Educação, professora Rosângela Aliaga, os docentes precisam se apropriar das melhores práticas de ensino para atender às necessidades educacionais de seus alunos e implementar suas estratégias, atendendo a todos, por isso as formações são pensadas de acordo com as necessidades, demandadas e particularidades da rede Municipal de Ensino de Apiaí. A formação SESI seguirá com mais encontros durante o ano letivo visando assegurar a formação continuada aos professores da Educação Básica do nosso município.
Por: Secretaria Municipal de Educação