Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Formação SESI

No dia 20 de fevereiro de 2024, foi realizado a Formação do PAR (Programa Alfabetização Responsável) com especialistas do SESI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Apiaí e a Secretaria Municipal de Educação. As formações estão sendo ofertadas para os docentes que atuam na Educação Infantil com crianças de 4 e 5 Anos, para os docentes de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental e com para os Gestores das Unidades Escolares.

Com os docentes que atuam com crianças de 4 e 5 anos já foi oferecido os conhecimentos sobre os processos de desenvolvimento das crianças e a importância de trabalhar o desenvolvimento da linguagem, oralidade e competências basilares. Para os professores que trabalham com as crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, o objetivo é apoiar o processo de desenvolvimento da escrita e da leitura das mesmas, para que ocorra na fase adequada até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. 

Além dos saberes formativos oferecidos aos educadores, foram desenvolvidas práticas de liderança e conhecimentos técnicos dos processos voltadas aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos, com o intuito de oferecer subsídios para que eles possam analisar os indicadores de qualidade, monitorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como ajudar a criar um ambiente alfabetizador. Os gestores trabalharão também temas específicos de suas funções e juntos, deverão criar metas e planos de ação para o alcance dos objetivos das escolas e redes de ensino que integram.

Segundo a Secretária de Educação, professora Rosângela Aliaga, os docentes precisam se apropriar das melhores práticas de ensino para atender às necessidades educacionais de seus alunos e implementar suas estratégias, atendendo a todos, por isso as formações são pensadas de acordo com as necessidades, demandadas e particularidades da rede Municipal de Ensino de Apiaí.  A formação SESI seguirá com mais encontros durante o ano letivo visando assegurar a formação continuada aos professores da Educação Básica do nosso município.

Por: Secretaria Municipal de Educação