FORMATURA DO PROERD EM APIAÍ: UMA CELEBRAÇÃO DE CONQUISTAS E VALORES

Na manhã da última terça-feira, dia 07 de novembro, ocorreu a formatura do PROERD no Ginásio Municipal de Esportes Antônio Dimpino Pontes (Quadra Coberta) em Apiaí. Aproximadamente 450 alunos, formados no PROGRAMA PROERD 2023, participaram de um emocionante coral do hino de Apiaí, conduzidos pela Professora Janice Prestes.

O evento foi marcado por homenagens e apresentações especiais, incluindo a participação da Fanfarra Mirim de Apiaí e da banda da Polícia Militar da cidade de Sorocaba. Além disso, os alunos formados brilharam com lindas coreografias enquanto cantavam as músicas do PROERD.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) desempenha um papel fundamental na formação dos alunos. Trata-se de um esforço cooperativo da Polícia Militar, escolas e famílias, com o objetivo de preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras, saudáveis e responsáveis em suas vidas. O PROERD visa desenvolver um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas que envolvem a família, estudantes e professores.

O evento contou com a ilustre presença do Prefeito Sergio Victor Barbosa, do Vice-prefeito Polaco Moura, da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social, Renata Ribas, bem como dos secretários da Prefeitura de Apiaí, da Guarda Municipal, professores, vereadores, monitores, equipe da Diretoria Regional de Ensino de Apiaí, e representantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Destacamos a presença da Tenente-Coronel Adriana Duch Machado, Comandante do 54º BPMI de Itapeva, da Soldado Instrutora do PROERD, Adriana Moreira Andrade, e de todos os demais integrantes que contribuíram para o sucesso do programa.

A formatura do PROERD em Apiaí é mais do que uma simples celebração; é um testemunho da dedicação das autoridades, educadores, e, acima de tudo, dos alunos, na construção de um futuro mais promissor e livre das influências negativas das drogas e da violência. A Prefeitura de Apiaí parabeniza todos os envolvidos nesse nobre esforço e reforça o compromisso de continuar apoiando iniciativas que promovam os valores e a educação de nossas crianças e adolescentes.

As habilidades adquiridas ao longo do programa vão além das questões das drogas, pois possibilitam escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida dos jovens.

Os jovens também aprendem a lidar com as tensões do dia a dia, trabalhar as questões sobre o bullying e a violência de uma maneira geral, incentivar o altruísmo e a ajuda mútua, comunicar-se de maneira confiante e eficiente e, dessa forma, tornar-se cidadão seguro e responsável1.

Por:Julio Cesar Melo

Fotos: Yuri