Há consenso entre Associação Beneficente de Apiaí e Consaúde para gestão do Hospital

Após inúmeras reuniões lideradas pelo prefeito de Apiaí, Dr. Emilson Couras da Silva, entre prefeitos e vereadores do Alto Vale com representantes do Consaúde, da Secretaria Estadual de Saúde, Associação Beneficente de Apiaí e comunidade, a parceria para gestão do Hospital “Ademar de Barros” toma um novo rumo. A reunião de segunda-feira estabeleceu metas.

Presentes no gabinete do prefeito Dr. Emilson, os representantes dos municípios de Ribeira, prefeito Gidioni Macedo e o presidente da Câmara vereador Márcio de Lima; Itaóca, prefeito Aluízio Ribas de Andrade e presidente da Câmara vereadora Cely Mota; Itapirapuã Paulista, prefeito Luiz Gonzaga Sobrinho; Barra do Chapéu, prefeito Eduardo Filliettaz; e mais o vice-prefeito de Apiaí, Dr. Raul Alencar, presidente do legislativo vereador Jorge Vanderlei Pingas, advogado Dr. Carlos Barbosa Filho e o administrador do Hospital local representando toda a diretoria, Aparício Gerotto, foram definidos alguns encaminhamentos necessários para efetivação da parceria a fim de que o Consaúde venha a fazer gestão frente ao nosocômio local, forma encontrada pelos representantes da região para evitar que toda a população venha a sofrer as conseqüências inerentes com o fechamento da única unidade de atendimento regional na área de saúde. O prefeito de Iporanga, Ariovaldo Pereira, Gulu, justificou a ausência.

Aparício Gerotto comunicou às autoridades que a provedoria da Associação representada por Stofferinus Frederik Bakker apresentou ‘Carta de Intenção’ ao Consaúde na qual solicita a parceria. Dr. Emilson garantiu que a negociação tem aval do secretário estadual de Saúde, Dr. Luiz Barradas Barata.

A proposta entre todos os envolvidos no processo prevê, para custeio mensal a contribuição de R$ 150 mil por parte das seis prefeituras, sendo R$ 50 mil de Apiaí e R$ 20 de cada um dos outros cinco municípios; R$ 150 mil do Sistema de Informação Hospitalar – Autorização de Internação Hospitalar (SIH – AIH) vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), e o restante das despesas coberto pelo governo do Estado.

O Hospital “Ademar de Barros” atravessa séria crise financeira, cuja dívida acumulada ultrapassa R$ 4 milhões. Os recursos inerentes da nova parceria serão repassados para a mantenedora do Hospital, porém, com a sua regionalização, serão gerenciados pelos Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira.

Os vereadores de cada município ficarão responsáveis pela apreciação e aprovação de projetos de leis que serão encaminhados pelos respectivos executivos para a efetivação da parceria.