Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Hospital de Apiaí, já realiza o Teste da Orelhinha

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Hospital de Apiaí, já realiza o Teste da Orelhinha

Em novembro de 2006 foi realizado o primeiro Teste da Orelhinha no Hospital de Apiaí. O programa foi implantado pela fonoaudióloga, especialista em audiologia Dra. Tânia Aparecida Ribas Coelho juntamente com a diretoria da instituição hospitalar representada pelo provedor Fred Bakker e administrador Aparício Gerotto, que perceberam toda a importância deste serviço para a Apiaí e região.

Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é o mais recente método para identificação de perdas auditivas em recém-nascidos. Estatísticas indicam que a surdez está em primeiro lugar das deficiências na população.

Qualquer recém-nascido pode apresentar um problema auditivo ao nascimento ou adquiri-lo nos primeiros anos de vida. Isso pode ocorrer mesmo que não haja caso de surdez na família ou fatores de risco aparente.

O exame é realizado através de equipamento especializado no próprio berçário com sono natural, de preferência no segundo ou terceiro dia de vida. A duração do exame auditivo é de aproximadamente de 05 a 10 minutos, não apresenta contra-indicação, não incomoda e não acorda o bebê.

São realizados em média 80 exames por mês, sendo que, o custo de cada exame é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), pagos pelo Hospital. A Secretaria de Estado da Saúde – SES, ainda não liberou o cadastro para realização do exame auditivo junto ao Sistema Único de Saúde ? SUS, algo que está sendo negociando.

?Mesmo assim, estamos realizando os exames auditivos em todos os recém-nascidos na instituição, devido a importância do diagnóstico precoce. Para esse exame é necessário um aparelho conhecido por Otoacustic Emission que é importado da Bio Logic System Corporation (EUA) ao custo de 12.700 dólares?, informou o administrador Aparício Gerotto.