I Conferência Intermunicipal de Cultura do Alto vale do Ribeira em Apiaí foi grande sucesso

Aconteceu dia 28 de outubro, no Sigma, a I Conferencia Intermunicipal de Cultura do Alto Vale do Ribeira, onde políticas públicas sobre cultura foram propostas pelas comunidades e órgãos públicos dos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Itaóca, Iporanga e Ribeira, num total de 200 participantes. Vice-prefeito Dr. Raul Alencar participou dos trabalhos.

Primeiramente houve a composição da mesa do cerimonial com as autoridades representantes: Apiaí pelo vice-prefeito Dr. Raul Alencar, Barra do Chapéu pela primeira dama Fanny Renata, Itaóca a vice prefeita dona Lenita, Ribeira marcou presença com o prefeito Gidioni Macedo e os dirigentes de Cultura dos demais municípios, que fazem parte da comissão organizadora do evento. O ato cerimonial foi realizado pela secretária de Turismo, Cultura e meio Ambiente de Apiaí, turismóloga Milena de Alencar.

Durante os questionamentos e indicações de propostas, aconteceram grandes apresentações culturais: Apiaí – Corporação Musical “Maestro Custódio Posidônio Martins”; Barra do Chapéu – Show com o mágico Joani Ribas; Iporanga – Apresentação dos violeiros José Luiz, Dito, Gervázio e Ismael; Itaóca – Danças: Fandango de Tamanco e Dança da Fita;
Itapirapuã Paulista – Música: violino Jean Maçaneiro e teclado Daniel Luiz; e Ribeira: Dança: Tango e Dancing y dancing

Os participantes também elegeram 10 delegados que levarão todas as propostas aprovadas e estarão representando a região na Conferência Estadual de Cultura a ser realizada no dia 26 de novembro, em São Paulo.

“A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo intitulou como delegado nato os dirigentes de Cultura dos municípios para participarem da Conferência Estadual, o que significa que não precisariam passar por votação nas conferencias municipais ou intermunicipais. A eleição dos delegados seguiu as normas do Regimento Interno da I Conferencia de Cultura do Alto Vale do Ribeira, baseada no Regimento da Conferencia Nacional de Cultura, sendo representatividade do poder publico 1/3 e 2/3 comunidade civil. Isso significa que dentre os 10 delegados que conseguimos eleger, 3 são do poder público e 7 da comunidade civil”, explicou a diretora de Cultura de Apiaí e uma das organizadoras do evento, turismóloga Lia de Camargo Ferreira.

Delegados eleitos:
Comunidade civil: Mauri Prado – Apiaí (artesão), José Maria – Barra do Chapéu (Ong)
Valdinei – Itapirapuã Paulista (Associação), Tite – Iporanga (Associação do Bairro da Serra), Maicon – Ribeira (grupo de dança), Luiz Paulo – Apiaí (grupo de capoeira) e Ligia – Barra do Chapéu (Associação); Poder Público: Lia de Camargo Ferreira e Isabel Munhão – Prefeitura de Apiaí e Jean Maçaneiro – Prefeitura de Itapirapuã Paulista.

“Pela primeira vez o Alto Vale do Ribeira realiza uma Conferência de Cultura. Tenho certeza que muitas das propostas apresentadas serão ouvidas e executadas, pois o Estado e União estão ouvindo as propostas que emanam da sociedade civil. Os elogios quanto a Conferencia foram inúmeros, principalmente porque pode dar uma mostra de quão rica é a Cultura do Alto Vale, através das inúmeras apresentações culturais, que admiravam a todos”, avalia Lia.

O sucesso foi atribuído à comissão organizadora que durante semanas se dedicou à realização, envolvendo planejamento, organização e execução de maneira responsável e eficiente, a qual contou com apoio das prefeituras dos seis municípios envolvidos que não mediram esforços para trazerem as apresentações e principalmente ao público que compareceu com entusiasmo e boas idéias como propostas.

Comissão Organizadora:
Apiaí – Lia de Camargo Ferreira e Henrique Lemos