Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mais 70 pacientes realizam exames de cataratas e retinopatia diabética em outubro

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Mais 70 pacientes realizam exames de cataratas e retinopatia diabética em outubro

Pacientes que antes não tinham oportunidade de realizar uma consulta com especialistas na área de oftalmologia receberam o direito de fazer exames e cirurgias em seus olhos para que possam ter uma vida saudável e com segurança.

A Secretaria de Saúde de Apiaí já encaminhou desde o inicio do ano até o final de outubro mais de 320 pacientes que necessitavam de atendimento especializado junto ao Hospital Oftalmológico de Sorocaba, com resultados positivos para aqueles que fizeram as cirurgias de cataratas e retinopatia diabéticas, dando-lhes a possibilidade de enxergar novamente.

Todas as viagens são realizadas com o acompanhamento de profissionais da saúde, e no mês de outubro os profissionais foram a auxiliar de enfermagem Lozeni e as agentes comunitárias de saúde Selma e Sonia, que acompanharam 70 pacientes e serviram-lhe lanches no transcorrer da viagem.

A baixa visão, embaçamento visual, falta de nitidez, lacrimejamento, intolerância à luz são alguns dos sintomas da catarata. A retinopatia diabética é uma manifestação ocular da diabete e uma das principais causas de cegueira; as causas são o aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia), que causa alterações nos pequenos vasos sanguíneos da retina no interior do olho. Os vasos alterados deixam sair líquido e sangue para a retina, reduzindo a visão. Em alguns casos, desenvolvem-se vasos anormais na retina. Sendo muito frágeis e sangrando facilmente, estes vasos levam à formação de tecido fibroso que repuxa a retina. Neste estágio muito grave, a doença designa-se retinopatia diabética proliferativa.

Pacientes que tem sua visão comprometida devem procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para avaliações e encaminhamentos.