Médicos e enfermeiros participam de palestra sobre dengue

Médicos e enfermeiros participam de palestra sobre dengue

Os municípios de médio porte registraram o maior índice de transmissão de dengue da região. A informação é do levantamento feito pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que analisa informações sobre a incidência da doença coletadas de janeiro a setembro de 2007.

O aumento da transmissão nos municípios de médio porte deixa clara a necessidade de parcerias para ações intersetoriais nas áreas mais infestadas. Os gestores estão sendo orientados a elaborar planos integrados que aproveitem os recursos existentes para melhorar a eficácia dos programas de combate ao mosquito transmissor.

Em mais de 120 municípios paulistas foram registrados casos da doença. Com o início da época de chuvas, a tendência é que a situação piore. Os municípios do Alto Vale não registraram casos de dengue até agora. As demais cidades já possuem casos da doença. Só em Sorocaba já existem 225 pessoas doentes. Em Itapeva, neste ano foram registrados seis casos da doença. Todos eles são casos importados, ou seja, os doentes se infectaram em outros municípios. Segundo levantamentos que em cada 100 imóveis do perímetro urbano de Itapeva, em três são encontrados Aedes Aegypti – os mosquitos estão espalhados por todos os bairros da cidade.

Dra. Regina de Fátima Antunes Passerotti e o Dr. Roberto Luiz Adub, do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado) lotados em Itapeva, estiveram palestrando no Rotary Club de Apiaí nesta terça-feira (11/12), trabalho da Secretaria Municipal de Saúde destinado para médicos e enfermeiros que atuam na área pública. ?O objetivo do encontro foi passar orientações técnicas aos profissionais de saúde, orienta-los para um diagnóstico preciso na busca de um tratamento rápido e eficaz?, comentou a Dra. Passerotti responsável pelo setor.

O que é Dengue?: É uma doença febril aguda, provocada por vírus e, na maioria dos casos, de evolução benigna. Pode apresentar duas formas clínicas: Dengue Clássico e Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) / Síndrome do Choque do Dengue (SCD). É a virose urbana mais difundida no mundo. É uma doença de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti.

Ministério prevê vacina: O Ministério da Saúde informou em audiência pública para debater o surto de dengue no País, que duas vacinas contra os quatro tipos atuais estarão prontas para uso em cinco anos e que o aumento dos casos deve-se, em parte, à grande concentração de pessoas nas cidades, onde estão 80% da população. O mosquito que transmite a dengue é tipicamente urbano.