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Mostra de balé lota Centro Cultural

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Mostra de balé lota Centro Cultural

No ultimo domingo, dia 09 de dezembro, aconteceu a Mostra de Balé com as alunas da professora Cláudia Maria de Oliveira Neves, no Centro Cultural ?José Mancebo Hernandez?. As crianças apresentaram as danças: Nossa Festa; Olha o Passarinho; O Caderno; A Bailarina; A Boneca e o Soldadinho; Ursinho Pimpão; O Circo; Emília e Xô Preguiça.

As pequenas bailarinas foram: Amanda de Araújo Franco Miranda, Beatriz Mye Kossugue Agibert, Bruna Bueno de Camargo, Carolina Fabiana Camargo de Oliveira, Fernanda Néri Andrade de Queiroz, Gabriela Costa Slompo, Gabriele Cardoso Cosmo, Grazielle Victorio Souto Xavier, Isadora Camargo de Oliveira, Kauane Thais Madureira Rodrigues Martins, Ketlyn Pontes de Almeida, Layla Priscila Fischer, Lorena Gabrielle Oliveira Neves, Lorenna Nicholi Araújo Santos, Loris El Hadi Maestri, Mariana Caetano Figueiredo, Maria Luisa Ribas Coutinho, Maria Luiza Vieira Telles, Maria Eduarda Amaral, Maria Eduarda Bussolini Marconi Luz, Maria Alice Pienta Borges Barbosa, Mayra Silva Mariano, Marilia Massoni Agostinho da Silva, Natalia Raab Araújo Werneck, Rebeca Werneck Hiromita, Rafaela Camargo Amaral, Verônica Núnia Pereira Barbosa e Yasmin de Paula Araújo.

A professora de educação física Cláudia Maria de Oliveira Neves ministra aulas para alunas de 04 a 11 anos na Academia Alternativa desde fevereiro de 2007. A academia é do professor Agnaldo Vadenar, que explicou a importância da dança para a formação da criança.

?O balé clássico se originou das danças coral cortesã e mourisca. Grupos de figurantes (cavalheiros da corte e, às vezes damas) formavam as “entradas de mouriscas”, usando trajes bizarros na caracterização dos personagens. As danças se sucediam a intervalos, cada grupo realizava seu bailado e, por fim, todos se uniam na dança geral.

O balé se estruturou na Itália, antes de se desenvolver na França. Em meados do século XVI, Catarina de Médicis levou a Paris o balé “Comique de la Reine”. A primeira peça de gênero dramático “Ballet de Circé” foi composta em 1581, pelo músico italiano Baldassarino.

Luís XVI foi o fundador da Academia Real de Dança, em 1661. Esse berço do balé profissional deu grande impulso à dança.

O balé passou para o teatro. Os artistas eram sempre do sexo masculino. Usavam máscaras e trajes que dificultavam os movimentos. As mulheres foram incluídas como bailarinas em 1681, po Lully, em seu “O Triunfo do Amor”. Os passos eram baixos e sem saltos. Os grandes saltos foram incorporados à técnica pelo grande bailarino Ballon. As cinco posições básicas dos pés foram elaboradas por Pierre Beauchamp. Raoul Feuillet realizou a primeira tentativa de notação de dança com sua “Coreografia ou Arte de Escrever a Dança”.

As mulheres passaram a se destacar e contribuíram para o aperfeiçoamento da arte. Marie Camargo criou o jeté, o pas de basque e o entrechat quatre, além de encurtar os vestidos até acima dos tornozelos e calçar sapatos sem saltos?, finaliza a professora.