Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mulheres do Encapoeirado cultivam coletivamente feijão

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Mulheres do Encapoeirado cultivam coletivamente feijão

Funcionários da Secretaria Municipal de Agropecuária estiveram no dia 11 de dezembro no Bairro Encapoeirado fazendo entrega dos Contratos de parceria e realizando o sorteio da localização das tarefas para o plantio de feijão que será efetivado pelas senhoras lavradoras moradoras do bairro.

De acordo com o encarregado de serviços agropecuários Joelso Santos, são 18 tarefas de feijão que serão plantados por 18 senhoras, cujas tarefas são demarcadas por estacas numeradas e aí feito o sorteio cabendo a cada uma a capina bem como todo o processo até a época da colheita.

A idéia de se cultivar coletivamente surgiu em 2005 quando um grupo de mulheres procurou pela Secretaria de Agropecuária a fim de se conseguir uma área para cultivo de subsistência, ocasião em que foram atendidas e o feijão foi escolhido por ser a base da alimentação do povo.

O técnico Fábio Oliveira é o responsável pelo assessoramento do grupo e acompanha os trabalhos desde a semeadura até a colheita, bem como a partilha da produção. ?O grupo é motivado para o trabalho e como as tarefas são divididas por igual, o resultado tem sido muito bom, pois elas são muito unidas?, observa o técnico.

?Para nós o projeto tem sido muito bom, pois mesmo morando no sítio, a maior parte precisava comprar feijão. O nosso relacionamento é muito bom, somos unidas , quando uma termina sua tarefa, vai ajudar a outra. Nosso futuro é promissor, somos acostumadas a trabalhar, e enquanto tivermos terra, não vamos parar?, comenta a lavradora Cida, como prefere ser chamada.