Na manhã do dia 20 de maio, aconteceu em Apiaí, a passeata referente ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou centenas de municípios.

Diversas mobilizações são feitas no mês de maio, e no Município de Apiaí foi instituído a Lei Nº 293 de 19 de dezembro de 2023 em âmbito municipal nos termos da lei Federal Nº 14,432/2022 intitulada como Campanha “Maio Laranja” em conjunto com a programação referente a Semana “Na Mão Certa e Faça Bonito”, cujo o tema principal é a proteção às crianças.

A flor amarela e laranja é utilizada como símbolo do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a imagem remete à lembrança dos desenhos da primeira infância, associando também a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável e protegido.

Durante o mês de maio são desenvolvidas ações de conscientização, de prevenção e proteção sobre o tema, o que se constitui numa vitória, pois além de destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Nesta mobilização contou-se com a parceria da Intercement – Apiai, Child Hood, Secretaria do Meio Ambiente, Guarda Municipal, Policia Militar, CRAS, Adra – Núcleo Bom Samaritano e Secretaria Municipal de Apiaí com a participação das Escolas Municipais: EMEIEF Ala, EMEIEF Profª Elisa dos Santos, EMEIEF Profª Honorina Albuquerque, o CEMAE, os Centros de Educação Infantil, a Escola Estadual Silvia Noêmia e o grupo da Melhor Idade do Projeto Rejuvenescer.

Além da caminhada, o evento proporcionou momentos de alegria e interação para as crianças.  As atividades foram ministradas pela professora de educação física Milena Panitsa Sarti, e pelos personais físicos da Academia Force Gym visando criar um ambiente propício para a conscientização e a importância da sua segurança e bem-estar.

Todas as ações da campanha nos convidam para que cada um de nós, e a sociedade como um todo, assuma a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes não somente no mês de maio e sim o ano todo, comenta a Secretaria Municipal de Educação Rosângela Aliaga.