No início do mês maio de 2024 aconteceu na EMEIEF Profª Elisa dos Santos a Formação LEEI “Leitura e Escrita na Educação Infantil”.

O LEEI constitui-se em uma proposta de desenvolvimento profissional de Leitura e Escrita na Educação Infantil. A partir de 2024, o LEEI será desenvolvido no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida. O LEEI tem como Articuladora Regional a professora Mariza P. Araújo Miranda do Município de Barra do Chapéu. O município de Apiaí conta também com a Articuladora Municipal, professora Simone Martendal Bezerra, que desenvolve e planeja as ações que irão acontecer no Município de Apiaí, para que as formações da Formadora Celia de Lima Pontes aconteçam conforme planejado. Ela participa, uma vez por mês, de orientações na cidade de Itapeva da Formadora Regional Karina da Silva Mateus, que é vinculada a UNESP (Universidade Estadual Paulista) da cidade de Bauru. A formação tem duração de oito horas, aos sábados e é dividida em dois encontros de quatro horas, que são realizados quinzenalmente, ao todo serão dezesseis encontros de quatro horas, ao longo deste ano e serão supervisionados pela Secretaria Municipal de Educação de Apiaí através da Supervisora e Assessora de Educação Infantil: Rozine Rosa e Adriana Santana Zrenner e a Supervisora da Diretoria de Ensino, Salete Bueno de Camargo.

Para a Secretária de Educação de Apiaí, Rosângela Aliaga, essa formação com os professores da Educação Infantil é muito importante para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, nos Centros de Educação Infantil Pré-escolas, o que se constitui na base da formação e que esta tem que ser sólida para fortalecer a fase subsequente.