Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Palestra sobre autismo

No dia 19 de abril aconteceu, nas dependências do CEMAE – Centro Municipal de Atendimento Especializado Prof.ª Rosana de Lima, com incentivo e parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, uma palestra para as famílias de crianças com autismo, Diretora do CEMAE Terezinha de Jesus Oliveira, Coordenadora da Educação Especial Patrícia Ap.ª Rosa Rodrigues Pinheiro, professoras de Educação Especial do CEMAE e professoras do AEE, psicóloga Silvana Sales Dias Baptista Santos, psicopedagogas Cláudia Manguer e Cintya Ferreira e Orientadora da Educação Especial Célia Claro de Oliveira. O autismo envolve a todos, não apenas a pessoa com TEA.

Um olhar cuidadoso, de apoio e respeito às necessidades da família, é essencial para o desenvolvimento da pessoa com autismo. Na maioria das vezes, o isolamento pelo medo do julgamento social e o instinto de proteção sobre o filho acabam provocando traumas, muitas vezes irreversíveis, sobre a própria família.

A Palestra: TEA – Transtorno do Espectro Autista no Âmbito Familiar, foi ministrado pelas profissionais da SINAPSE, de Itapeva, Janaina Franco, Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Psicomotricista e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Neuroaprendizagem; Carolina Nogueira Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Foi um excelente encontro onde os pais e profissionais aprenderam e tiraram muitas dúvidas sobre o desenvolvimento do Autista

. Os assuntos trazidos na palestra foram sobre:
– O que é autismo?
– Estrutura familiar é fundamental para o desenvolvimento da pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
– Buscar ajuda especializada e a intervenção precoce para que a criança ganhe qualidade de vida e adquira novas habilidades.
– Aceitação do autismo pela família.
– Seguir as orientações médicas e reforçar comportamentos.
– Siga a rotina.
– Encontre um tempo para brincar.

Foi muito importante para os pais que conversaram, contaram suas experiências, seus anseios, dificuldades, saíram da palestra satisfeitos e felizes pelo acolher e pelo abraço, sem julgá-las, acima de tudo, pelo respeitar o momento que cada um vive e, principalmente, deixar de lado qualquer tipo de julgamento ou olhar piedoso.

Essa foi mais uma ação que compõe o planejamento na área de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Apiaí.