Palestra sobre Manejo Integrado de Pragas

Palestra sobre Manejo Integrado de Pragas

No ultimo dia 30 de novembro aconteceu uma palestra na Escola Técnica de Agricultura Familiar, no prédio da Escola Ala, sobre MIP (Manejo Integrado de Pragas), proferida pelo técnico em agropecuária Sandro Gonçalves de Lima, da cidade de Buri, experiente em culturas de uva, milho e tomate.

O MIP é praticado desde 1976, sendo bastante comum na lavoura de soja. Visa o uso racional de agrotóxicos, com o controle efetivo de pragas e mais lucros aos produtos.

O professor Fábio e os alunos do Curso Técnico de Agricultura Familiar do Centro Paula Souza ficaram satisfeitos e solicitaram uma nova visita do técnico em Apiaí, o que deverá ocorrer no próximo ano.

?Para o monitoramento de pragas de solo deve-se examinar amostras de solo de 30 cm x 30 cm por 15 cm de profundidade utilizando-se uma peneira e procurando por insetos. Para a larva-arame, medias de controle devem ser adotadas se dois ou mais insetos forem detectadas por amostra. A média de uma larva pôr amostra é suficiente para causar dano significativo. Neste caso, o tratamento do solo com inseticidas é necessário?, explica o técnico.

Para a simples detecção da presença de insetos no campo, pode-se proceder da seguinte maneira: tomar cerca de 200 g de sementes sem tratamento e enterrar em locais, com identificação, dentro da área a ser cultivada e cobrir com um pedaço de plástico transparente; alguns dias depois, desenterrar o material e procurar por insetos. No caso de cupins subterrâneos, examinar pedaços de colmo ou sabugos de milho da cultura anterior ou pode-se enterrar pedaços desses materiais ou mesmo rolo de papel higiênico (sem cor e perfume) em pontos estratégicos e após alguns dias examinar o material visando detectar a presença de insetos.

Para o monitoramento de pragas iniciais e do período vegetativo, sendo realizado o tratamento de sementes, esse levantamento pode ser iniciado a partir da terceira semana após a semeadura do milho. A detecção de cigarrinhas pode ser feita através de exame direto ou utilizando-se rede entomológica. Para se estimar densidades com maior precisão pode-se usar o método do saco plástico. Neste caso, se em áreas e/ou condições de risco de incidência de enfezamentos e viroses, recomenda-se fazer o controle quando detectado a presença dos insetos.