Parque Morro do Ouro

Parque Morro do Ouro

A ideia do mirante sempre esteve na cabeça dos Apiaienses, mas só em 1998, a Prefeitura de Apiaí iniciou o processo de desapropriação de uma área de 540 hectares, através do Decreto nº 010/98, para transforma-la em Parque Natural Municipal Morro do Ouro, visando a preservação da diversidade biológica da Mata Atlântica e os mananciais de água que abastecem a cidade. O Parque Natural Municipal Morro do Ouro é uma Unidade de Conservação que além de possibilitar a realização de pesquisas científicas voltadas a exuberante natureza e vestígios históricos, desenvolve atividades ambientais, educacionais e interpretativas através de trilhas, mirantes e túneis, sendo um museu a céu aberto. Na trilha do Parque Morro do Ouro, você se depara com vários túneis que eram utilizados pelos negros escravizados  a mando dos portugueses,  mais tarde os japoneses continuaram a exploração do Ouro, findando apenas na 2° guerra mundial. Hoje tornou se um museu a céu aberto e uma trilha muito bonita além do conteúdo histórico, Em 31 de dezembro de 2012, houve o processo de revitalização do Parque Municipal Morro de Ouro e do Centro de Informações Turísticas (CIT), vinculados à Prefeitura de Apiaí, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente inaugurou o tão sonhado ponto turístico com o nome de Mirante Bela Vista. O processo de revitalização do Centro de Informações Turísticas (CIT) foi essencial para os primeiros passos do turismo em Apiaí e toda a região do Alto Vale do Ribeira. “O Mirante certamente estimulou o turismo em Apiaí, sendo mais uma atração no Morro do Ouro para receber cada vez mais visitantes. A  responsabilidade do município é  manter a preservação e conservação da Mata Atlântica e do meio ambiente, fazendo referência ao título “Apiaí, o Portal da Mata Atlântica”.

Créditos das fotos:

@petarapiai