Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

NOTÍCIAS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

PELA PRIMEIRA VEZ, NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE APIAÍ, O CONSELHO DE CLASSE FOI PARTICIPATIVO

O Conselho de Classe é o momento formativo em que a escola se reúne para discutir os resultados das intervenções pedagógicas realizadas, o desempenho dos estudantes e planejar estratégias para melhorar o processo de ensino. Através da Resolução nº 02 de 17 de abril de 2023, a Secretaria Municipal de Apiaí pautada pela proposta de gestão escolar democrática e do protagonismo estudantil, implementou o Conselho de Classe Participativo, com o objetivo de aproximar e compartilhar responsabilidades com estudantes, pais e responsáveis.

O Conselho de Classe Participativo conta com uma dinâmica que inclui a participação da comunidade escolar, ou seja, estudantes, pais e/ou responsáveis, professores, coordenadoras pedagógicas, psicopedagogas e diretoras de escola. Este momento pode ser propício para compartilhar um panorama geral da escola, e os resultados gerais da turma, como frequência, participação e desempenho de aprendizagem. A partir dessas informações é possível promover interação para o aprofundamento na situação de cada estudante e em parceria com os pais e/ou responsáveis buscar estratégias e intervenções para superar desafios encontrados durante o processo de ensino-aprendizagem.

Para que o 1º Conselho de Classe acontecesse foram feitas diversas reuniões para organização e laboração de documentos que nortearam todo o processo. Portanto, participaram da implementação o Núcleo Pedagógico da Secretaria da Educação, todas as diretoras, coordenadoras pedagógicas, psicopedagogas das escolas: EMEIEF “ALA”, EMEIEF Prof.ª. Elisa dos Santos e EMEIEF Prof.ª Honorina de Albuquerque.

Os Conselhos de Classes Participativos, aconteceram conforme datas previamente estabelecidas no Calendário Escolar 2023, nos dias 29 e 30 de abril. Os Conselhos tiveram como foco o processo de aprendizagem dos alunos, propiciar reflexões sobre as práticas docentes, orientar ações para o bimestre seguinte e envolver os estudantes e suas famílias.