Prefeito acreditou e hoje a fabrica de costura industrial é uma realidade em Apiaí gerando empregos e renda

No segundo semestre de 2006, o prefeito Donizetti Borges Barbosa deu inicio a um grande projeto de empreendedorismo com o objetivo de gerar renda. O primeiro passo foi a troca de experiências em que o Donizetti e a primeira-dama Vera Lúcia visitaram o complexo industrial de costura implantado na cidade de Taguai/SP, cidade com pouco mais de oito mil habitantes onde há cerca de 40 fábricas funcionando com excelentes resultados, empregando homens e mulheres cujos investimentos são de ordem pequena e o retorno é garantido. Os resultados observados despertaram atenção e interesse.

Numa segunda investida, funcionários da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social conheceram as instalações de uma Escola de Corte e Costura, verificando a possibilidade de instalação local. Vera Lúcia, Maria Elisa e Adriana de Oliveira constataram viabilidade e deram início prático ao projeto mentalizado, contratando inicialmente a monitora Josefa Malvera, da cidade de Botucatu, com experiência em capacitação de mão-de-obra no ramo e orientações de técnicos especializados do Sebrae-SP.

?Tivemos naquela época a oportunidade de aprender as formas de ensinar, o passo-a-passo na confecção do tecido e a dinâmica utilizada para ser transmitido o nosso conhecimento aos aprendizes?, relembra Maria Elisa.

Em janeiro de 2007, quarenta formandos (entre 18 e 24 anos de idade) da oficina de costura industrial receberam certificado de conclusão do curso básico.

?O nosso principal objetivo é possibilitar aos jovens apiaienses uma profissão para quem busca o primeiro emprego?, disse naquele dia o prefeito Donizetti Borges Barbosa, lembrando que a Prefeitura havia criado leis para favorecer os micros e pequenos empresários que desejam investir no município. E deu a notícia: ?Estamos abrindo mais turmas para participar deste curso. Já temos pessoas interessadas em abrir uma linha de produção em Apiaí e essa mão-de-obra que está formada não será o bastante para a demanda necessária. Até o momento tínhamos deixado essa oportunidade para os jovens entre 18 e 24 anos, a partir de agora as vagas estão abertas para homens e mulheres até os 36 anos de idade?.

Dois empresários da cidade de Itaberá/SP, Levi Murakami e Oswaldo Bruno Santos constataram oportunidade de investimento na cidade utilizando a mão-de-obra capacitada pela Prefeitura. Surgia a primeira fábrica de confecção em Apiaí com 34 máquinas para absorvisão de 30 operacionais, cujas instalações foram apresentadas no dia 27 de setembro deste ano.

No dia 17 de outubro, foram convidados 52 formandos do curso para um período experimental na unidade fabril, dando a certeza que o desenvolvimento econômico do município acontece através dessas iniciativas, e que, as pequenas e micros empresas se garantem como as que mais empregam e geram renda.

Na tarde de terça-feira, dia 27 de novembro, os empresários e seus 35 funcionários (todos capacitados pelo curso oferecido) efetuaram a entrega do primeiro lote de produção da unidade. ?A indústria de confecção Murakami está entregando o primeiro lote de 1000 peças de calça Jeans, montados para Syul`s Jeans, da cidade de São Paulo, fato este que nos entusiasma muito pois a qualidade do trabalho realizado pela equipe é muito boa, o que nos motiva para que seja o primeiro dos muitos lotes que estaremos negociando no futuro e, com isso, trazendo empregos e gerando arrecadação de impostos para o município?, enfatizou Levi Murakami.

Já estão sendo preparados outros lotes para posterior entrega, incluindo bermudas jeans. Todo o trabalho da equipe vem sendo acompanhado pelo consultor do Sebrae-SP Saulo Roberto e pelos sócios proprietários Levi e Bruno, que entendem que a prioridade na qualidade do serviço neste primeiro momento é que ira abrir portas para acesso à mercados futuros e levará o nome de Apiaí como pólo de qualidade às grandes marcas.

Estiveram visitando a unidade e acompanhando a entrega do primeiro lote Vanderlei Borges de Lima, secretário Municipal de Finanças e Marcos Agibert, responsável pelo posto local do Sebrae, os quais ficaram contentes com a realidade que está trazendo melhoras e crescimento econômico para a região.