PREFEITO DE APIAÍ PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONDERSUL E ABORDA IMPORTANTES QUESTÕES REGIONAIS

Na última quarta-feira, dia 05 de junho de 2024, o prefeito de Apiaí, Sergio, esteve presente na reunião do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul). O encontro ocorreu no município de Barra do Chapéu, na Câmara Municipal, e contou com a presença de chefes executivos de toda a região.

O Prefeito de Apiaí Sergio foi recebido pelo anfitrião, o prefeito de Barra do Chapéu, Ivanil Norberto (Ivan), e pelo presidente do Condersul e prefeito de Itararé, Heliton do Valle, além de outras autoridades. Durante a reunião, Sergio destacou a recente conquista para a reconstrução funcional da estrada que liga Apiaí a Itaoca, um projeto que foi intensamente discutido em reuniões com o estado por meio do Condersul. Nas reuniões, o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sergio Codelo, mencionou que a recuperação da estrada é uma prioridade.

O prefeito Sergio também levantou questões sobre a saúde no município, enfatizando a distância que os pacientes precisam percorrer diariamente e a falta de providências do estado em relação à SP-249. Ele ressaltou que a região clama pelo avanço das obras, visto que a via é essencial para o transporte de pacientes para a cidade de Itapeva, bem como para estudantes e outros cidadãos.

Além disso, o prefeito Sergio abordou a regionalização da saúde e a questão da oncologia no estado de São Paulo, onde a demora no atendimento faz com que pacientes busquem tratamento no estado do Paraná devido à alta demanda em São Paulo. Ele apelou ao governo do estado por uma atenção especial aos pacientes oncológicos de Apiaí e da região.

Na reunião, foi mencionado também o processo de privatização da Sabesp e a ausência de participação dos municípios para receber os aportes financeiros. Sergio solicitou que essas questões também sejam colocadas em pauta no Condersul e comunicadas ao governador.

Por fim, o prefeito comentou sobre os Municípios de Interesse Turístico (MIT) e os prazos curtos para convênios, destacando o empenho da prefeitura na agilização dos processos. No entanto, ele observou que o governo do estado reduziu os prazos, dificultando a celebração de convênios.

Por Julio Cesar Melo