Prefeito Donizetti participa da última Reunião Ordinária do Condersul

Prefeito Donizetti participa da última Reunião Ordinária do Condersul

No dia 14 de dezembro aconteceu a última Reunião Ordinária do Condersul (Consórcio de Desenvolvimento da Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo), na nova sede da entidade na cidade de Itapeva com a seguinte pauta:

1) Assuntos do Condersul.
Apresentação: Julio Silva, Secretário Executivo do Condersul.
Apresentação da nova sede e de sua estruturação multifuncional; deliberação sobre alterações estatutárias; relato da reunião do Conselho Fiscal; abaixo assinado referente à destinação dos recursos da Saúde.

2) Relato das atividades das Câmaras Técnicas.
Apresentação: Paulina Moraes Vasconcellos, Coordenadora das Câmaras Técnicas do Condersul.

3) Estruturação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC).
Apresentação: Major Antonio Carlos, da Diretoria Estadual de Defesa Civil da Casa Militar do Estado de São Paulo. A implantação das Coordenadorias de Defesa Civil é obrigatória em todos os municípios. A presença da Diretoria da Defesa Civil do Estado visa o início das gestões para estruturação das COMDECs nos municípios da região. A meta é criar uma Unidade Regional da Defesa Civil, para melhor atendimento dos municípios da região, e prover em nossa região eventos de capacitação técnica continuada para as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, em parceria com o Condersul. Foram tratados ainda detalhes sobre a ?Operação Verão?.

4) Projeto ?Criação de Ambiente Favorável do Sudoeste Paulista?.
Apresentação: Arnaldo Farias Junior, Secretário Executivo do Governo do Estado da Paraíba e Diretor do Instituto Soma, contratado pelo Sebrae para desenvolvimento do Projeto. Fez a apresentação de ?cases? semelhantes e a proposta de adequação à nossa região.

5) Projeto de Agricultura Familiar
Apresentação: Murilo Rodrigues, Consultor do Sebrae. Tratou do Programa de Aquisição de Alimentos, que garante o escoamento da produção do pequeno agricultor, possuindo já dotação específica aprovada.

A reunião conduzida pelo presidente da entidade e prefeito de Itararé João Jorge Fadel, contou ainda com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais responsáveis pela Defesa Civil dos municípios integrantes e convidados.

O prefeito de Apiaí Donizetti Borges Barbosa esteve presente e relaciona os principais objetivos do consórcio: planejamento, adoção, e a execução dos programas e medidas destinadas a promover o desenvolvimento sócio-econômico das regiões compreendidas no território dos municípios consorciados; representar os municípios em assuntos de interesses comuns, perante Órgãos Federais, Estaduais e empresas particulares; fomento das atividades agrícolas, industriais e comerciais; proteção dos recursos naturais e preservação do meio ambiente; desenvolvimento humano e social da região; aperfeiçoamento do ensino superior, básico e técnico; assistência no planejamento municipal; esclarecimento da opinião pública, acerca dos programas existentes; assessorar as Câmaras Municipais; capacitação dos servidores públicos; firmar convênios, contratos e acordos, receber auxílios, contribuições e subvenções; outras ações visando o desenvolvimento regional.