Prefeito Donizetti participa de encontro na Escola do Distrito de Encapoeirado

Prefeito Donizetti participa de encontro na Escola do Distrito de Encapoeirado

Promovido pela Escola Estadual ?Profª Júlia Ribeiro Bretas? no Distrito de Encapoeirado, aconteceu na sexta-feira dia 23 de novembro um ?Encontro de Agricultores? que contou com a presença na Mesa, do vereador Leondeniz de Oliveira, prefeito Donizetti Borges Barbosa, do aluno Welington Pontes Maciel ? presidente, deputado estadual Edson Giriboni, agricultor Ivo Rosa e do presidente da Câmara Municipal vereador Ari Kinor. Na platéia alunos, professores, agricultores da região e convidados.

Os trabalhos sob a coordenação do professor Antônio Sarti foram iniciados com a abertura oficial realizada pela vice-diretora da unidade escolar professora Bete Martinez e na seqüência, apresentação de uma peça teatral encenada pelos alunos, que demonstrou as dificuldades vividas no campo e os problemas que ocasionam o êxodo rural.

Ficou claro que a agricultura vem se aperfeiçoando com o passar dos anos, isto se deve a necessidade de produzir mais alimentos, para manter a demanda que está aumentando gradativamente com o aumento demográfico desordenado, que ocorre principalmente, em países do terceiro mundo. Para que a produção de alimentos consiga suprir as necessidades desta demanda crescente, mecanismos são usados e manejados para a consecução desses objetivos e podemos destacar o uso da alta tecnologia tanto em máquinas e equipamentos, substituindo, assim, grande parte da mão-de-obra disponível no campo.

Há alguns anos atrás havia uma lavoura em que o agricultor produzia pouco, mas, o custo dessa produção era baixo, juntamente com o custo de vida, pois, muitos de seus produtos que eram necessários para sua subsistência eram quase que totalmente produzidos na propriedade, em suas residências não havia muito conforto, mas tinham o necessário para se manter com dignidade. Hoje, há agricultores que não conseguem sobreviver, mesmo com uma altíssima produção, levando os agricultores a desfazer de seus bens, inclusive a própria terra em que residem, culminando no êxodo rural e consequentemente, em problemas sociais. Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.

O encontro no Encapoeirado ficou marcado pelas perguntas e as prontas respostas pelos integrantes da Mesa Diretora. Foram dezessete perguntas em que se discutiu a legislação ambiental, estradas rurais, recuperação das vicinais Apiaí-Barra do Chapéu e Encapoeirado-Camarguinho, assistência técnica aos agricultores, linhas de créditos, destinação das embalagens de agrotóxicos, funcionamento da agroindústria, creche, educação e esporte, merenda escolar, comunicação, pecuária e futuros investimentos.

As perguntas de nível governo estadual foram respondidas pelo deputado Edson Giriboni e as de nível governo municipal foram satisfatoriamente respondidas e comentadas pelo prefeito Donizetti. Os vereadores Ari Kinor e Leon colocaram suas opiniões sobre os assuntos enfocados e expuseram suas atuações na área agrícola. O agricultor Ivo Rosa fez um breve relato da situação atual dos agricultores do distrito, concluindo que já houve muitas conquistas e que com os novos incentivos há perspectivas de melhoras, finalizando, solicitou ao prefeito Donizetti que a coleta de embalagens de agrotóxicos seja realizada duas vezes ao ano, algo que o prefeito se comprometeu a tomar as devidas providências em parceria com o Sindicato Rural de Apiaí para o atendimento.

O deputado Giriboni também discorreu bastante sobre a legislação ambiental, destacando a necessidade de equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e sustentabilidade do homem no campo. Sobre a recuperação das vicinais, devido a um pequeno problema no processo licitatório, Giriboni informou que as obras terão inicio, provavelmente, em março de 2008.

Ao final o prefeito Donizetti Borges Barbosa avaliou o encontro como bastante positivo. ?Os agricultores precisam trabalhar unidos na hora da comercialização na busca de melhores preços. Sobre a conservação das estradas rurais, a partir de 2008 contaremos com o retorno dos cantoneiros e também com o funcionamento do britador em Araçaíba, teremos o material necessário?. Sobre a agroindústria Donizetti calculou que já foram gastos em torno de R$ 1,5 milhão e a municipalidade investiu no Projeto de Fruticultura para abastecer o empreendimento e em mão de obra qualificada com o curso da Agricultura Familiar que vem se desenvolvendo no município através do Paula de Souza e quanto ao funcionamento do Matadouro Regional, devido a problemas técnicos, ainda faltam R$ 300 mil para sua conclusão. ?A direção, professores, alunos e agricultores do Distrito de Encapoeirado estão de parabéns pela iniciativa. Sempre que promoverem encontros desta natureza, estarei presente prestando as informações e esclarecimentos que se fizerem necessários?, finalizou.