Prefeito Donizetti participa de reunião da macro-região Cuesta Alto Paranapanema

Nos dias 07 e 08 de dezembro aconteceu uma reunião da macro-região Cuesta Alto Paranapanema, no qual o Município de Apiaí faz parte juntamente com mais 79 municípios do Estado, com a presença do secretário do Estado de Esporte, Lazer e Turismo Claury Alves da Silva, em Itapetininga ? SP. De Apiaí estiveram presentes o prefeito Donizetti Borges Barbosa e as turismólogas Aline Emirandetti e Milena Alencar.

O secretário fez uma apresentação de como será o trabalho da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo com as macro-regiões para desenvolver os circuitos turísticos. Apiaí participa de dois: Aventura e Lazer e Cavernas da Mata Atlântica.

Claury Alves da Silva se mostrou muito interessado em visitar Apiaí e conhecer os túneis da antiga mineração de ouro no Parque Natural Municipal Morro do Ouro. Havia stands com produtos advindos de todas as regiões em exposição para apreciação e venda.

No dia 08 aconteceram duas oficinas. O presidente da AMITUR ? Associação dos Municípios de Interesses Turísticos, Jarbas Favoretto, palestrou sobre a elaboração de projetos, e o Chef João Carlos discorreu sobre a importância dos municípios terem um prato com produtos típicos da região.

Para expandir o turismo do Estado de São Paulo foi lançado o programa Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista que tem como objetivo identificar potenciais turísticos das cidades paulistas, capacitar agentes para desenvolver o turismo regional.

Para efeito dos estudos, São Paulo foi dividido em oito macro-regiões: Capital Expandida, compreendendo 39 municípios; Centro/Norte Paulista com 93 municípios; Centro/Oeste Paulista 143 municípios; Cuesta/Alto do Paranapanema com 79; Entre Rios com 139; Estradas e Bandeiras com 90; Vertente Oceânica Norte com 39 e Vertente Oceânica Sul, composta por 23 municípios.

A primeira fase consiste na realização de oficinas e seminários de mobilização e integração, realizados durante dois dias, em cada macro-região, quando estarão presentes prefeitos, secretários de Turismo, empresários do setor, câmaras de dirigentes lojistas (CDLs), associações comerciais, conselhos municipais de Turismo, universidades e representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As Jornadas de Desenvolvimento têm continuidade quando acontece a segunda fase de reuniões também em cada macro-região. Nesta etapa, os municípios, junto com a iniciativa privada e os Conselhos Municipais de Turismo, criarão o Conselho Regional de Turismo, para identificar os produtos turísticos regionais, que serão apresentados nos Salões Regionais de Turismo.