Prefeito Donizetti prestigiou 1ª Festa da Amora de Barra do Chapéu

Prefeito Donizetti prestigiou 1ª Festa da Amora de Barra do Chapéu

Com o um dos menores IDH do Estado de São Paulo, a cidade de Barra do Chapéu tem o título de melhor 4ª série do país segundo os dados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): 6,8. A média nacional é 3,81.

Um dos principais fatores que auxiliaram a cidade a obter sucesso em sua educação básica foi a parceria firmada entre Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e a prefeitura administrada por Maria Anunciata da Silva no ano de 2005.

Localizada na região do Vale do Ribeira, chocaram-se com a precariedade da cidade: poucas casas com banheiro, duas dezenas de ruas pavimentadas e economia dependente do plantio do tomate. Resolveram, então, adotar a cidade. O pontapé inicial da parceria foi a elaboração de um Plano Diretor elaborado pelos alunos de arquitetura da Faap. Depois, iniciou cursos de inclusão digital, encontros regionais de governança, gerenciamento municipal, projetos nas áreas de arquitetura, engenharia, saneamento e na área econômica,

Em janeiro de 2007 foi criado o Projeto de Fruticultura Orgânica quando o diretor cultural da fundação professor Victor Mirshawsa sugeriu investir na produção de Amora como uma forma de melhorar a renda da população rural e gerar um novo negócio, movimentando a economia e o comércio local.

Estudos mostraram que a Amora Orgânica tem bom valor de mercado e seria bem produzida no solo local e por um período maior, comparado ao tomate. Foram distribuídas mudas de Amora tipos Tupy e Xavante, calcário, pó de rocha, yoorim e sais para cinqüenta agricultores.

Após o plantio e acompanhamento técnico por parte da Secretaria Municipal de Agricultura, Sebrae e Cooperorgânica (conveniada do Ministério do Trabalho), neste mês de dezembro foram colhidos os primeiros frutos e no dia 15 (sábado passado) aconteceu a 1ª Festa da Amora na cidade.

?A meta é difundir a fruticultura e criar uma nova fonte de empregos e rendas no campo do município?, declarou José Roberto Prado, secretário de Agricultura.

O prefeito apiaiense Donizetti Borges Barbosa esteve presente e conferiu os pratos que o fruto pode proporcionar.

?Barra do Chapéu está de parabéns pela parceria com a Faap, Sebrae, Associação dos Produtores Orgânicos e outros parceiros que resultou nesta primeira festa, onde nos mostram o que se pode fazer com as amoras. É um grande passo na diversificação da produção agrícola na região, assim como nosso Projeto de Fruticultura em Apiaí, Barra do Chapéu também está dando sua contribuição para a manutenção do homem no campo com rentabilidade para o sustento de sua família?, destacou Donizetti.