Prefeito Dr. Emilson e vice-prefeito Dr. Raul Alencar participam da inauguração de Ponto de Leitura

Na tarde de quarta-feira, 21 de outubro, aconteceu a inauguração da Biblioteca Ponto de Cultura “Lazer Educativo da Vovozinha” no CIEM, com a presença do prefeito Dr. Emilson, vice-prefeito Dr. Raul Alencar, Zilma de Carvalho – a Vovozinha, Luiz Antonio Chieregati, vereadores, membros da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e convidados.

O CIEM – Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares, cedeu o espaço e a prefeitura entrou com toda a logística para que o projeto fosse contemplado.

A diretora de Cultura, Lia de Camargo Ferreira, abriu a solenidade expondo que das 514 iniciativas selecionadas no Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis, 164 já estão recebendo seus kits, que contém em média 650 livros, mobiliário e computador, além de centenas de gibis da Turma da Mônica, fruto de doação de três milhões de revistinhas pela Maurício de Sousa Produções e Editora Globo, em dezembro do ano passado. Os Pontos de Leitura são iniciativas e projetos de incentivo à leitura em diversos locais, como bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias, entre outros. De todos os Pontos de Leitura selecionados 204 estão no Sudeste, 188 no Nordeste, 48 no Sul, 30 no Centro-Oeste e 44 no Norte, sendo que 175 são oriundos dos Territórios da Cidadania. A cidade de Apiaí foi contemplada com dois kits, sendo um para o Jardim Paraíso, no Colégio Cecília Meirelles e este que estamos inaugurando, aqui no bairro Palmital com abrangência para os demais bairros circunvizinhos”.

Zilma de Carvalho, a Vovozinha, contou a origem de seu personagem que desenvolve um projeto de leitura com crianças por cerca de 10 anos. Bastante emocionada, fez uma retrospectiva da carreira e agradeceu o apoio da administração municipal através do Ponto de Cultura De Barro e Trança. Encerrou com a frase: “aqui não precisa trazer caderno, copiar ou decorar qualquer matéria, nós queremos apenas de contra partida que quando saiam daqui, saiam com mais conhecimento de que quando entraram”.

O prefeito Dr. Emilson que foi recepcionado pelos freqüentadores do Núcleo Bom Samaritano de Crianças, no uso da palavra, relembrou da luta empregada em seu primeiro mandato para a implantação da unidade de desenvolvimento técnico e apoio operacional da CPRM / SUREG – SP, juntamente com Luiz Antonio Chieregati, e que hoje os frutos do trabalho realizado num passado não muito distante estão sendo colhidos no presente. Como nas demais reuniões em que participa, o prefeito Dr. Emilson deixou sua mensagem de fé e esperança para todos. “Temos uma juventude cheia de energia e essa energia precisa ser gasta de maneira sadia, construtiva e com muita perspectiva. A vida é comparada a uma semente de flor que plantamos: ela precisa ser regada para crescer e dar lindos brotos”.

Luiz Chieregati, responsável pela unidade, agradeceu a confiança do prefeito Dr. Emilson e demais autoridades do município. Discorreu sobre as realizações do Centro e se colocou à disposição da comunidade.

Após os pronunciamentos, estudantes conheceram o ambiente; houve apresentação do Coral do Núcleo Bom Samaritano e apresentação de capoeira pelo grupo Nação Negra com mestre San e seus alunos.

Entre os presentes, o presidente da Câmara Municipal vereador Jorge Vanderlei Pingas; vereador Geraldo Cássio Borges; secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Milena Alencar; secretário de Obras, José Cláudio Ferreira de Moraes; Consad representado através da organização não governamental Mongue, de Peruíbe; representantes do Colégio Cecília Meirelles e professores.