Prefeito Dr. Emilson reivindica ações e obras para a região em reunião na Casa Civil do Governo

Prefeitos da região entregaram na quinta-feira (15), em São Paulo, um ofício ao chefe da Casa Civil do Governo, Aloysio Nunes, reivindicando ações de melhorias para o Sudoeste Paulista. O prefeito Dr. Emilson Couras da Silva estava presente e informou que as ações foram definidas em reunião do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul).

A reunião do Condersul, presidida pelo prefeito itapevense Luiz Cavani, foi realizada no dia 08 de outubro, em Itapeva, e contou com a presença de 12 municípios integrantes do consórcio.

Entre as reivindicações do documento está o projeto de lei que estabelece aumento de repasses de ICMS para os municípios que possuem em seu território áreas de reflorestamento, tais como eucalipto e pinnus. O projeto é do deputado Edson Giriboni (PV). O Condersul também solicita da Casa Civil a regulamentação da lei estadual, do deputado Campos Machado (PTB), que cria a 16ª Região Administrativa e a pavimentação da Rodovia SP 249, que liga os municípios de Ribeirão Branco e Apiaí.
No documento ainda constam solicitações na área da Saúde, como novos equipamentos para a Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, inclusive recursos para a implantação de centros de cardiologia e oncologia na unidade.

Ainda na área de Transportes, foi solicitada a antecipação do cronograma das obras para duplicação da Rodovia SP 258 – trecho entre Capão Bonito e Itararé – além de pavimentação e recuperação das rodovias SP 275 (Riversul a Itaberá) e SP 250 (Capão Bonito – Ribeira), além da rodovia que liga Apiaí a Iporanga e a pavimentação de várias vicinais.

Na área agrícola, o Condersul reivindica a criação de programas para o fomento de atividades agrícolas, em especial a agricultura familiar, além da construção de um abatedouro de caráter regional.

Com relação à Educação, o documento pede a ampliação do número de cursos e vagas na Unesp de Itapeva, bem como do número de cursos das Escolas Técnicas (ETEC’s) de Itapeva, Capão Bonito, Apiaí, Itararé e região. Foi solicitada ainda a ampliação do número de cursos e vagas da Fatec de Capão Bonito.

O Meio Ambiente também mereceu destaque entre as reivindicações regionais: foi solicitada a instalação de uma Agência Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em Apiaí.

Segundo Cavani, o objetivo foi apresentar as principais necessidades da região. “É fundamental para o Estado de São Paulo que o governador José Serra consiga promover a integração de nossa região com as demais através de um plano de metas e ações concretas”, diz o presidente do Condersul.