Prefeitura firma parceria com Santander para recolhimento e destinação de pilhas e baterias

Os efeitos dos metais pesados constituintes da pilha
Em 1800, após alguns anos de constante experimentação, um professor secundário de Pavia, na Itália, fez uma importante descoberta. Alessandro Volta, (1745 – 1827), descobriu que empilhando alternadamente discos de metais diferentes, como: prata e zinco, prata e cobre, ou cobre e chumbo e entremeando estes discos metálicos com discos de flanela embebidos em água e sal ou em vinagre, a pilha de discos produzia eletricidade. E assim surgiram as primeiras pilhas.

O que Alessandro Volta não podia imaginar é que seu grande feito seria reproduzido em larga escala nos dias de hoje e que através dessas miniusinas podemos usar rádios, controles remotos, lanternas, mp3, brinquedos, relógios, câmeras digitais, celulares, etc.

Surgiram também as baterias, uma junção em série de várias pilhas interligadas.
Para a produção de pilhas e baterias diversos metais são usados como: mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio, estes metais representam um grande risco à saúde quando estão dispostos em locais incorretos, são metais pesados, tóxicos, reativos e cancerígenos.

Quais são os efeitos nocivos dos metais à saúde humana?
Mercúrio (Hg) – Congestão, inapetência (falta de apetite), indigestão, dermatite, diarréia (com sangramento), dores abdominais (especialmente epigástrico, vômitos, gosto metálico), elevação da pressão arterial, estomatites, inflamação da mucosa da boca, ulceração da faringe e do esôfago, lesões renais e no tubo digestivo, gengivite, salivação, insônia, dores de cabeça, colapso, delírio, convulsões, lesões cerebrais e neurológicas provocando desordens psicológicas.

Chumbo (Pb) – Anemia, disfunção renal, dores abdominais (cólicas, espasmo, rigidez), encefalopatia (sonolência, manias, delírio, convulsões e coma), neurite periférica (paralisia), problemas pulmonares.

Zinco (Zn) – Alterações no quadro sanguíneo, particularmente ferritina e hematócrito, problemas pulmonares.

Cádmio (Cd) – Câncer, disfunção renal, disfunções digestivas, (náusea, vômito, diarréia), problemas pulmonares, pneumonite, quando inalado.

Manganês (Mn) – Disfunção do sistema neurológico, efeitos neurológicos diversos, gagueira, insônia.

Níquel (Ni) – Câncer.

Lítio (Li) – Disfunção renal, disfunção do sistema neurológico, cáustico sobre a pele e mucosas (Hidróxido de lítio).

Baseado em estudos sobre estes impactos, a Resolução do Conama 257/99, estipula o grau de toxicidade e perigo de cada modelo de pilha, a ABNT – NBR 10004 classifica as pilhas e baterias como resíduos sólidos perigosos, por isso necessitam de descarte e coleta diferenciados.

Em Apiaí a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente realizou parceria com o Banco Santander, e disponibilizaram os seguintes pontos de coletas:
1. STCMA – Rua Joaquim Eliziário de Campos (Rua da Rádio), 123, tel.: 3552-3945.
2. Centro de Informações Turísticas – CIT, tel.: 3552 1717.
3. Casa do Artesão – Praça Jonas Dias Batista, 09 – Centro, tel.: 3552-4139.
4. Banco Santander – Dr.Gabriel Ribeiro dos Santos, 186 – Centro.

Estas pilhas serão recicladas e usadas para temperar vidros, como sais de metais para diversas finalidades, finalizando assim seus riscos ao meio ambiente e à saúde de todos.

O Banco Santander trabalha a sustentabilidade e uma das ações é a coleta de pilhas e baterias (portáteis de 9 volts para equipamentos eletrônicos) usadas e a sua destinação correta, para a não contaminação de solo e rios.

(Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente)