Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

PROERD forma 179 crianças

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

PROERD forma 179 crianças

No dia 27 de novembro aconteceu a formatura de 21 alunos da 4ª série do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, na escola do Bairro Caximba e 55 alunos da 4ª série da Escola Ambrosina de Matos (Araçaíba), com a apresentação de danças e teatro.

Na Escola Honorina Albuquerque (Alto da Tenda) a formatura contou com 29 alunos da 4ª série no dia 30. A Escola Rosária Januzzi (Palmital) formou 37 alunos da 4ª série e 27 alunos da 6ª série.

No PROERD os alunos aprendem noções básicas de cidadania, prevenção ao uso/abuso de drogas e auxiliá-os a desenvolverem técnicas eficazes de resistência à violência. Ao final do curso é realizada uma solenidade de formatura, com a presença dos pais, professores e representantes da comunidade, onde os alunos recebem um certificado de participação e fazem um juramento se comprometendo a ficar longe das drogas e da violência.

?O PROERD passou a ser a resposta das PMs para a questão das drogas. A vocação preventiva contra o crime, prevista pela Constituição, estendeu-se também para as drogas e violência em trabalho inédito nas escolas. Com este projeto o policial militar mostrou que também é sensível e que pode atuar com sucesso em outras áreas. Vencendo muita resistência inicial, o trabalho do PROERD é um sucesso, despertando na sociedade a importância e a necessidade do trabalho de prevenção junto às escolas?, declara o soldado PM Osvaldo Junior, instrutor do programa.

O programa também oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referente à família, escola e comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento.

Pesquisadores identificaram fatores sociais e protetores ligados à família, escola e comunidade, os quais fortalecem essa resistência nos jovens, em outras palavras, a capacidade de crescerem de forma independente e saudável.