PROERD forma mais 426 alunos nas zonas urbana e rural

PROERD forma mais 426 alunos nas zonas urbana e rural

No dia 22 de novembro aconteceu a formatura de 66 alunos da 6ª série do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Na Escola Amadeu Mendes como parte da programação houve apresentação do teatro ?Crise em Família?, enquanto que Escola Ala formou 105 alunos da 4ª série no dia 23 no Centro Cultural.

No Encapoeirado a formatura contou com 39 alunos da 4ª série da Escola Julia Ribeiro Bretas, no dia 23. Em Pinheiros, a Escola Sylvia Noemya de Albuquerque formou 60 alunos da 4ª série e 80 alunos da 6ª série. 66 alunos da 4ª série da Escola Elisa dos Santos tiveram sua formatura no dia 24 de novembro.

?O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas é um programa de caráter social preventivo, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas e a prática da violência, inserindo em nossas crianças a consciência da necessidade de desenvolver as suas potencialidades para se tornarem cidadãos conscientes e capazes de contribuírem para que alcancemos, de maneira concreta e plena, o sonho de uma sociedade mais justa e segura, sem drogas e sem violência?, explica o soldado da Polícia Militar Osvaldo Mendes Junior, responsável pelo programa.

O PROERD busca resultados jamais alcançados por organismos governamentais e não governamentais brasileiros na prevenção ao uso e ao tráfico de drogas, anulando o seu fomentador, o usuário. Com a aplicação deste programa, a Polícia Militar busca também, em menor tempo possível, contribuir efetivamente para a formação de novos jovens, mais seguros, firmes e decididos em relação aos malefícios causados pelas drogas e, portanto, imunes à ação de usuários e traficantes. A médio e longo prazo estima-se que nossos jovens e não apenas nossos policiais, serão os multiplicadores de valores, noções de cidadania e de técnicas que isolam o agente do crime.

A eficiência deste programa é comprovada mundialmente através de pesquisas científicas e no Brasil não é diferente. A USP ? Universidade de São Paulo elaborou uma pesquisa científica em 2004, que foi coordenada pela Dra. Sueli de Queiroz, pesquisadora do ?Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e outras Drogas? (GREA), e após todos os trabalhos, ficou evidenciado que o PROERD alcançou a média de 95% de aprovação aqui no Brasil. Tal pesquisa só veio confirmar a eficiência do programa aqui no Brasil como nos diversos países em que é aplicado, mostrando com isto, que a Polícia Militar vem desenvolvendo o PROERD com extrema seriedade e profissionalismo. Em Paracatu, a Polícia Militar segue a mesma linha e, baseando-se neste princípio da prevenção às drogas e à violência, o programa foi implantado no dia 04 de Agosto de 2003 em escolas municipais, estaduais e particulares onde há o público alvo do PROERD, ou seja, os alunos da 4ª e 6ª série do ensino fundamental.

Terezinha dos Santos Soares, mãe do aluno Gabriel Soares Fortes, da 6ª B do Amadeu Mendes, contou a experiência vivenciada em sua casa. ?Foi muito válido, mudou a cabeça do meu filho. Hoje ele sabe o que é certo ou errado. Agradeço a Policia Militar pela iniciativa?.