Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando no Programa Infância Ideal

No dia 6 de novembro aconteceram palestras no Cras, Sigma e no distrito do Lageado com as gestantes que fazem uso das unidades de Saúde, enfocando os temas: Importância do Pré-Natal, Tabagismo, Mitos da Gravidez e Sinais e Sintomas na Gestação. As palestras foram realizadas por profissionais das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Programa Infância Ideal.

O projeto Atendimento à Gestante que integra o Programa Infância Ideal, visa o bem estar da criança de 0 a 6 anos de idade, apoiado pelo ICC – Instituto Camargo Corrêa e validado pelo CDC – Comitê de Desenvolvimento Comunitário, que é composto por profissionais da secretarias de Saúde, Educação, Promoção e Assistência Social, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Rotary Club e profissionais da Camargo Corrêa Cimentos.

Durante o levantamento das necessidades e oportunidades, foi detectado que as gestantes são atendidas clinicamente durante o pré-natal, porém, se faz necessário um atendimento diferenciado no acolhimento por parte da rede pública e familiares, caso contrário pode ocorrer o comprometimento de uma gestação saudável, física e emocional.

O objetivo do projeto é trabalhar com os profissionais de Saúde para um atendimento humanizado às gestantes e palestras informativas a fim de proporcionar uma gravidez saudável minimizando as ocorrências pré e pós partos.

Etapas:
1ª etapa: Trabalho com profissionais
Oficina e palestras de capacitação e sensibilização dos profissionais de Saúde, realizado com os Doutores da Alegria.

2ª etapa: Trabalho com as gestantes
Palestras e eventos nas unidades de Saúde abrangendo diversos temas para uma gravidez saudável, realizadas pelos próprios profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, abrangendo temas como Importância do Pré-natal, Aleitamento Materno, cuidados durante a gravidez e com o RN, modificação física e psicológica.

3ª etapa: Encontros com as famílias
Envolver os familiares da gestante durante o pré-natal para o acolhimento afetivo do bebê.