PROGRAMA +PECUÁRIA BRASIL: IMPULSIONANDO O MELHORAMENTO GENÉTICO EM APIAÍ

No último dia 5 de setembro, Apiaí celebrou um marco significativo em sua jornada rumo ao aprimoramento da pecuária com a visita do Prefeito Sergio e do Vice-Prefeito Polaco Moura ao Bairro Garcia, mais precisamente na propriedade do Sítio Maria Rosa. O motivo da comemoração foi o nascimento dos primeiros bezerros provenientes do Programa +Pecuária Brasil, que está revolucionando a criação de gados no município.

Esse dia marcante foi resultado de nove meses de intensa procriação genética de gado, graças a uma parceria sólida entre a Prefeitura Municipal de Apiaí, a Casa da Agricultura e Agropecuária, e produtores locais dedicados. Este programa tem como objetivo principal beneficiar os criadores de gado do município, proporcionando um melhoramento genético substancial em seus rebanhos.

O secretário municipal de Agropecuária, Marcos Seabra, e a veterinária Andréia Dimas destacaram a importância do melhoramento genético para a produtividade e renda das propriedades locais. Para serem beneficiados pelo programa, os produtores devem atender a todos os critérios estabelecidos, mas os resultados são recompensadores em termos de produtividade e qualidade do gado.

Para aqueles produtores que desejam se beneficiar do programa e investir no melhoramento genético de seu gado, a Casa da Agricultura em Apiaí é o local a ser procurado. Lá, eles encontrarão todo o suporte necessário para aderir ao programa e colher os frutos dessa iniciativa.

O Programa +Pecuária Brasil é reconhecido como o maior programa de biotecnologia reprodutiva para o melhoramento genético do gado. A parceria entre a Prefeitura Municipal de Apiaí, a Conafer e a Alta Genetics elevou consideravelmente o nível dos rebanhos bovinos e bubalinos do município.

Um dos principais componentes do programa é a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), que mimetiza todo o processo de uma gestação natural e prepara o animal para uma próxima gestação, realizada através da Inseminação Artificial. Isso traz uma série de vantagens para os produtores:

• Vantagens da IATF:
  • Viabilidade da Inseminação Artificial.
  • Melhoramento Genético notável.
  • Alta taxa de prenhez.
  • Diminuição do intervalo entre partes.
  • Concentração dos nascimentos em época favorável do ano.
  • Concentração do desmame em época favorável do ano.
  • Padronização dos frutos nascidos.
  • Padronização dos rebanhos e das carcaças.

O programa teve início em Apiaí em novembro de 2022 e está previsto para atendimento durante quatro anos, disponibilizando 100 protocolos por ciclo, com cada ciclo acontecendo a cada 60 dias. Isso significa que os produtores terão várias oportunidades ao longo dos próximos anos para aderir ao programa e aprimorar geneticamente seus rebanhos.

O Programa +Pecuária Brasil está transformando a pecuária em Apiaí, impulsionando a produtividade e a qualidade do gado local. Os resultados já alcançados são promissores, e a parceria entre a prefeitura, instituições e produtores locais demonstram o compromisso de todos com o desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária no município.

Por Julio Cesar Melo