Projeto Ponto de Cultura ?De Barro e Trança? finaliza mais uma oficina

Projeto Ponto de Cultura ?De Barro e Trança? finaliza mais uma oficina

Durante o mês de novembro aconteceu na Associação dos Artesãos do Bairro Encapoeirado a Oficina de Bijuterias, com a artesã e monitora Andréia Aparecida da Mota Silva, da cidade de Itaoca, dentro do Projeto ?De Barra e Trança? que tem como objetivo oferecer oficinas de cerâmica e trançado à todos os bairros do município para peças utilitárias, decorativas, bijuterias, miniaturas, cestarias, flores, etc. para que nossos artesãos aperfeiçoem e conheçam novas técnicas com novos designers.

A oficina aconteceu aos sábados das 13h00 as 17h00 na sede da Associação ?Custódia da Bela Cruz? nome que homenageia a mestra da cerâmica do bairro, que passava seus conhecimentos a muitas artesãs.

A oficineira Andréia não conhecia a associação e ficou encantado com os trabalhos das artesãs de Apiaí e com a qualidade da argila, quanto o resultado da oficina e diz que foi ótimo e que as mulheres têm dom e são muito interessadas aprendendo rápido, e confeccionando peças de muito bom gosto.

Essa foi a última atividade de 2007 e as elas voltarão no mês de fevereiro de 2008 com Oficina de Esculturas. Todas as oficinas de 2007 foram filmadas e fotografadas por jovens da cidade para prestação de contas ao Ministério da Cultura, órgão parceiro da municipalidade.

?O Projeto ?De Barro e Trança? tem que ser divulgado para todo o Brasil, pois somos referência em artesanato em cerâmica. Esse projeto precisa ser apresentado nas escolas local e em outros municípios, divulgando nossos artesãos e artesanato. Paralelo a filmagem das oficinas haverá também um documentário sobre a importância da cerâmica para o Alto Vale do Ribeira, contando a história do surgimento do artesanato no nosso Vale?, relata a turismóloga Lia Camargo, responsável pelo projeto.