Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Projeto socioambiental para o Bairro Ribeirão dos Pontes é 1º lugar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Projeto socioambiental para o Bairro Ribeirão dos Pontes é 1º lugar

Entre os 44 projetos socioambientais que concorreram a recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente, o da Fossa Séptica Biodigestora conquistou o primeiro lugar e R$ 10 mil para beneficiar moradores que fazem parte da Associação dos Produtores Orgânicos Auto-Sustentáveis do Bairro Ribeirão dos Pontes (Apoarp). Segundo o presidente do Consad Vale do Ribeira e prefeito de Apiaí, Donizetti Borges Barbosa, o projeto obteve 78,7 de pontuação na escala até 10,0.

O projeto foi avaliado dentro dos critérios de sustentabilidade, baixo custo, fácil aplicação e reaplicabilidade ? possibilidade de disseminar a solução entre outras comunidades que convivam com problemas similares.

O presidente do Sindicato Rural de Apiaí e sócio-diretor da Apoarp, Josias de Camargo Moraes, disse que é a primeira vez que a associação consegue aprovar um projeto. Ele informou que os recursos estão sendo aplicados na aquisição de materiais para a instalação de fossas em 14 residências, enquanto a mão-de-obra está sendo executada pela associação, de forma voluntária.

Segundo o gerente da Área de Comunicação e Negócios, Valentim Monzane, a Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP) está prestando todo auxílio necessário nas instalações das fossas, oferecendo palestra sobre saneamento básico na área rural, onde são apresentados os benefícios do sistema, e realização de Dia de Campo, para demonstração do passo-a-passo sobre a montagem do sistema.

O sistema Fossa Séptica Biodigestora é uma tecnologia da Embrapa Instrumentação Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolvida pelo ex-pesquisador e atual consultor da Empresa, Antonio Pereira de Novaes, que desde sua implantação em 2001 tem beneficiado centenas de pessoas em vários estados brasileiros. O sistema de saneamento básico na zona rural consiste em desviar a tubulação do vaso sanitário para caixas de fibrocimento ou fibras de vidro, onde o esterco humano entra em processo de biodigestão com a ajuda do esterco bovino. Ao final do processo, é gerado adubo orgânico de altíssima qualidade. Em 2003, o sistema já havia conquistado o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, tendo concorrido com 634 trabalhos de instituições públicas e privadas de todo o País.

A Apoarp estará realizando um bingo no domingo dia 16 de dezembro a partir das 13 horas com o objetivo de angariar fundos para construção da sede própria da entidade e aproveitará a oportunidade para mostrar o projeto aos visitantes.