REFORMA URGENTE DA RODOVIA SP-249: PREFEITOS DA REGIÃO UNEM-SE EM PEDIDO AO GOVERNADOR

No último dia 5 de fevereiro de 2024, o prefeito Sérgio Victor Barbosa, de Apiaí, encontrou-se com o prefeito Alessandro Mendes Rodrigues, de Iporanga, na cidade de Iporanga, para coletar as assinaturas necessárias em um ofício que foi enviado ao Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Freitas.

Além do prefeito Alessandro, os demais prefeitos da Região do Alto Vale do Ribeira e do Sudoeste Paulista também assinaram o documento. No total, oito municípios se uniram nesse esforço conjunto. Os prefeitos estão buscando uma atenção especial do Governador para atender ao pedido em questão, pois trata-se de um interesse coletivo. A obra proposta é de extrema importância para toda a região, já que a rodovia em questão desempenha um papel crucial na ligação entre o Sudoeste Paulista e o Paraná, além de conectar ao Vale do Ribeira.

A atual situação da rodovia é precária, o que levou os prefeitos a fazerem este apelo urgente ao Governador Tarcísio Freitas, solicitando que ele atenda às demandas dos municípios afetados. Os prefeitos que assinaram em conjunto são: Sérgio Victor Barbosa (Apiaí), Alessandro Mendes Rodrigues (Iporanga), Julio Cesar do Amaral (Itapirapuã Paulista), Mauro José Teixeira (Ribeirão Branco), Ivanil Roberto Pereira Nolasco (Barra do Chapéu), Antônio Carlos Trannin (Itaóca), Ari do Carmo Santos (Ribeira) e Mário Tassinari (Itapeva).

Este é um pedido coletivo feito pelos prefeitos da região para a reforma imediata da SP-249, no trecho que vai de Apiaí a Ribeirão Branco. O serviço requerido envolve a conclusão e reparo emergencial da pavimentação da rodovia.

A importância dessa rodovia não pode ser subestimada. Pacientes de todos os municípios adjacentes a utilizam diariamente para chegar a Itapeva, onde recebem tratamentos médicos na Santa Casa e no AME, além dos pacientes que necessitam de tratamento de hemodiálise.

Atualmente, mais de 150 estudantes universitários percorrem esse trajeto de Apiaí até Itapeva. Além disso, as más condições da SP-249 também afetam a economia agrícola, agropecuária e comercial da região.

Por Julio Cesar Melo