Representantes da região do Alto Vale estiveram na Conferência Estadual de Cultura

No dia 26 de novembro aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo a Conferência Estadual de Cultura, no qual a participação dos delegados eleitos nas conferências municipais ou intermunicipais puderam participar, assim como os dirigentes de cultura de cada município.

Apiaí sedou I Conferência Intermunicipal de Cultura do Alto Vale do Ribeira no dia 28 de outubro com a participação dos municípios: Barra do Chapéu, Itaóca, Iporanga, Itapirapuã Paulista e Ribeira.

A Conferência Intermunicipal atingiu mais de 200 pessoas e pode eleger 10 delegados, sendo 7 da Comunidade Civil e 3 do Poder Público, conforme regimento interno nacional. Os delegados eleitos de Apiaí e região Alto Vale foram: Comunidade Civil: Apiaí: Mauri Prado (artesão do MST), Luiz Paulo (capoeira), Jocemara (PC De Barro e Trança); Barra do Chapéu: Ligia do SENAR, Zé Maria Associação dos Pequenos Produtores Orgânicos; Iporanga: Maria Dolores Titi e Claudionor ONG Prosa na Serra; Ribeira: Maicon (Grupo de dança). Poder Público: Jean Maçaneiro – Itapirapuã Paulista, Lia Camargo e Isabel Munhão – Apiaí. Houve a participação dos dirigentes de Cultura de Apiaí, Milena Alencar, Ribeira Richard , Itaóca Junior Mendes e Barra do Chapéu Rosa Sarti.

As propostas referendadas em Apiaí foram para Conferência Estadual, no qual uma delas vai para a Nacional, que é a proposta dos 3% do orçamento municipal a ser destinado a Secretaria ou Departamento de Cultura.

“Agora foi a vez de irmos para Estadual, na qual dentre os delegados eleitos puderam votar nos três delegados de sua região para representar na nacional as quatro propostas eleitas em cada eixo temático discutido na estadual”, informou a secretária Milena.

A formação da mesa da Conferência Estadual de Cultura contou com a presença do secretário de Cultura do Estado João Sayad e do coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural e Comissão Organizadora da Conferência, André Sturn.

Após as falas das autoridades foi lido o regimento interno da Conferência Estadual, em seguida houve grandes debates e ficou definida a eleição de três delegados para representação na nacional por divisão regional do Estado.

Os delegados eleitos da região Vale do Ribeira foram: Comunidade Civil: Maria Dolores Torres Rubio (Titi) – Presidente da Associação Prosa na Serra (Bairro da Serra Iporanga) e Fernando Oliveira – Ponto de Cultura Caiçaras de Cananéia; pelo Poder Público foi eleito o secretário de Cultura de Iguape, Carlos Alberto Pereira Junior. A Conferencia Nacional ocorrerá em março de 2010 em Brasília.