RESULTADOS FINAIS DAS PROVAS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE APIAÍ – SAREM.

As provas do Sistema de Avaliação da Rede de Ensino (SAREM) – 2º Semestre, foram aplicadas nos dias 17/10/23 e 18/10/23, para cerca de 290 alunos da rede Municipal de Ensino de Apiaí. Participam os estudantes matriculados nos 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental da EMEIEF “ALA”, EMEIEF Professora “Elisa dos Santos”, EMEIEF Professora “Helena Pinheiro Klinguelfuss e EMEIEF Professora “Honorina Albuquerque”. No SAREM a prova do 2º semestre tem a especificidade somativa, gerando a média final da escola do ano letivo. Essa média final é comparada com a meta proposta anualmente para ser atingida e tem como objetivo principal fornecer informações consistentes e comparáveis da situação da aprendizagem dos estudantes. E, por meio das notas, são pensadas e executadas ações para a melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos. Todo processo de correção foi executado pela “Equipe SAREM”, a equipe é formada pelas professoras dos 4º e 5º Anos de cada uma das escolas participantes com o auxílio do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Apiaí.

Após a tabulação das notas os resultados são passados para as Equipes Gestoras das Unidade Escolares, que através de formação em “efeito cascata”, repassarão os dados para suas comunidades escolares (professores, pais e alunos), fazendo os estudos e encaminhamentos necessários quanto aos dados mensurados nas tabulações das provas. As Equipes escolares farão ainda, um Plano de Ação, com objetivos e metas de trabalho para alcançar a melhoria e excelência nos processos de ensino e aprendizagem. Esses processos seguem os princípios orientadores da educação brasileira baseada nos pilares de Gestão democrática, Inclusão e Equidade.

Na reunião com as Equipes Gestoras participaram a Secretária Municipal de Educação, Rosângela Aliaga, a Supervisora do Ensino Fundamental, Maria Goretti A. Munhão, a Assessora Pedagógica do Ensino Fundamental Juliane de Andrade Fortes, as Diretoras de Escola, Elizabete Rodrigues Sare, Elisete Mendes de Almeida Melo, Vanderléia Rodrigues de Pontes, e as Coordenadoras Pedagógicas do Ensino Fundamental, Tânia de Lima, Eliane da Silva Gasparini e Janaina Apª R. Garcez.

A Secretária da Educação, Rosângela Aliaga salientou a todos os presentes, a importância de uma cultura avaliativa, onde todos os integrantes da comunidade escolar têm responsabilidades a serem cumpridas: gestão escolar (diretores, coordenadores, psicopedagogos), professores, estudantes e famílias, todos unidos em prol da aprendizagem dos estudantes. E que Avaliar faz parte do processo escolar. Um de seus benefícios é contar com instrumentos mais dignos e fiéis dos processos de ensino e aprendizagem e, assim, obter relatórios que apontam oportunidades de intervenções que serão aplicadas pelos professores. Para além de indicador de qualidade de ensino, os resultados das avaliações objetivam a redução de desigualdades educacionais e consequentemente o recebimento de recursos. Finalizando ela agradeceu a todos pelo comprometimento e seriedade em todo processo de aplicação do SAREM 2023.