RUA DOS VIEIRA: O ASFALTO DOS SONHOS TORNA-SE REALIDADE

Após um longo período de expectativas e contratempos, a Rua dos Vieira, no Bairro Cordeirópolis, recebeu finalmente a tão aguardada pavimentação asfáltica. A obra, que foi licitada por três vezes – a primeira em 2021 e a segunda em 2022, sem sucesso devido à rescisão do contrato com a empresa inicial – encontrou sua conclusão com a TCL Tecnologia e Construções LTDA, que assumiu o projeto no terceiro processo de licitação em 2023.

A pavimentação, realizada nesta última sexta-feira, 15 de março de 2024, marca o fim de uma série de desafios enfrentados pelos moradores locais. Antes da intervenção, a Rua dos Vieira era palco de alagamentos frequentes, acumulação de lama e transtornos decorrentes da má drenagem das águas pluviais, que convergiam de várias áreas, incluindo a Rua Mario Antônio Pereira e a região do  bairro motocross.

A complexidade da obra não se limitou à aplicação do asfalto. Foi necessário um completo redimensionamento da rede de captação de galerias pluviais e esgoto, além da rede de água das residências. Medidas de segurança exigiram até mesmo a interrupção temporária do fornecimento de energia pela concessionária local, para que os maquinários operassem sem riscos. A execução das galerias pluviais demandou técnicas de contenção e escoramento para garantir a perfeição do trabalho.

Os recursos para a realização dessa significativa melhoria na infraestrutura urbana foram intermediados pela vereadora Joseni Barbosa, com a colaboração do Deputado Estadual Edson Giriboni, que destinou R$ 350.000,00 para o projeto. A prefeitura de Apiaí também contribuiu com uma contrapartida de R$ 287.841,00, totalizando um investimento de R$ 637.841,00 na obra.

Com a conclusão da pavimentação asfáltica da Rua dos Vieira, os moradores do Bairro Cordeirópolis podem agora desfrutar de uma qualidade de vida melhorada, livre dos problemas que por tanto tempo afetaram seu cotidiano.

Por Julio Cesar Melo