Sebrae na Rua capacita empreendedores

Sebrae na Rua capacita empreendedores

Políticas Públicas para o desenvolvimento regional foi o destaque do segundo dia de palestras do Sebrae na Rua.

O ciclo de palestras realizado durante o segundo dia do Sebrae na Rua (30/10) começou com o tema Código de Defesa do Consumidor, abordado pelo consultor jurídico do Sebrae, João Carlos Loureiro Gomes. O palestrante falou ao público sobre as cautelas que o os estabelecimentos devem ter ao tratar de questões relacionadas ao consumidor. ?O objetivo do Código de Defesa é regulamentar a relação de consumo em todo o território brasileiro, visando um equilíbrio entre o consumidor e o fornecedor?, disse Gomes. Em uma breve explanação, os participantes receberam informações sobre as condutas e cautelas que devem ser observadas pelos donos de estabelecimentos comerciais e prestação de serviços e aproveitaram para tirar dúvidas sobre o assunto.

A palestra Qualidade no Relacionamento com o Cliente foi outro tema que atraiu a atenção de empresários e pessoas preocupadas em satisfazer seus clientes e consumidores. ?Precisamos estar sempre focados em três importantes quesitos, por meio dos quais a satisfação acontece: Produto ? saber comprar e negociar com fornecedores, adquirindo produtos de qualidade. Pessoas ? qualidade no atendimento prestado. Está relacionado ao ato de satisfazer e surpreender o cliente. Serviços ? é o preço que se coloca nos produtos, o prazo de entrega e as condições de pagamento oferecidas?, explicou o palestrante Júlio Tadeu Alencar.

Políticas Públicas ? O terceiro tema foi um dos destaques do segundo dia do Sebrae na Rua. Apresentada pelo consultor Marcelo Nunes Silva, a palestra Políticas Públicas divulgou o Plano de Desenvolvimento Territorial, programa que o Escritório Regional Sudoeste Paulista, do Sebrae/SP, promove em parceria com o Condersul (Consórcio de Desenvolvimento do Sul Paulista).

Após um ano de estudo, o Sebrae identificou em cada município da região pessoas capazes de fazer parte de um grupo que terá a missão de praticar ações pelo desenvolvimento do Sudoeste Paulista. Esse grupo envolve pessoas de diversos ramos de atuação, entre representantes do poder público, sociedade civil organizada, conselhos municipais, empresários, terceiro setor e pessoas qualificadas por meio de cursos do Sebrae, como o Líder Cidadão e o Ideal.

Para ajudar na empreitada e na construção e elaboração do projeto, que prevê ações de desenvolvimento para os próximos 15 anos, uma agência especializada em desenvolvimento territorial será contratada. Através das constatações de potencialidades e dificuldades existentes nos 21 municípios envolvidos, a agência irá trabalhar para que, no futuro, o Sudoeste Paulista possa ter um crescimento significativo em todos os setores sociais e empresariais.

Marcelo Nunes da Silva, do Sebrae, solicitou aos presentes na palestra realizada ontem, na Câmara Municipal de Apiaí, que ajudem a identificar as lideranças do município. ?Tragam para o grupo pessoas comprometidas com o crescimento e o desenvolvimento da nossa região. Cada um terá uma função importante dentro da Governança?, disse.

Lançamento – O lançamento do Plano de Desenvolvimento Territorial aconteceu em julho deste ano, quando o programa foi apresentado para representantes do poder público e da sociedade civil dos 21 municípios participantes. O evento aconteceu no Centro de Eventos Jubileu, em Itapeva. De lá para cá, a Governança, como é chamado o grupo que lidera o programa, já se reuniu algumas vezes e a palestra de sensibilização já foi realizada em vários municípios.

Sudoeste, a região verde do Estado – O Sebrae acaba de lançar a logomarca Verde Sudoeste Paulista, que irá identificar os municípios que compõe a região, além de dar visibilidade, fomentar o crescimento e desenvolvimento dos municípios do Sudoeste Paulista.