Sebrae na Rua traz David Camelô para palestra em Apiaí

Sebrae na Rua traz David Camelô para palestra em Apiaí

Dia 29 de outubro o Programa ?Sebrae na Rua? trouxe David Mendonça Portes para dar uma palestra sobre motivação, no Centro Cultural ?José Mancebo Hernandez? para um grande público formado por profissionais liberais, representantes da Associação Comercial, rotarianos, maçons, funcionários públicos, agentes políticos, autoridades da região, alunos do curso de Agricultura Familiar e convidados presentes.

O prefeito Donizetti Borges Barbosa deu bons vindas à todos e enfatizou: ?Se fizermos um balanço do que aconteceu neste ano, foi positivo, com as parcerias para colhermos frutos do trabalho e determinação de cada um deles: Rotary, Associação Comercial, Sebrae e tantos outros?. Na seqüência o grupo de dança da Casa do Amigo Ideal apresentou a ?Dança do Barro?, sendo bastante aplaudido. A gerente regional do Sebrae, Marimar Guidorzi de Paula discorreu sobre as parcerias e anunciou o palestrante.

Sorridente e carismático, o camelô transformou sua banca de doces, no Centro do Rio de Janeiro, no mais bem-sucedido ponto da economia informal brasileira. Tamanho êxito comercial alçou o camelô à condição de guru do marketing ? e dos mais requisitados. Ele viaja de norte a sul do país para dar 15 palestras, em média, por mês ao preço de R$ 12 mil cada uma.

Ele encanta o público. Sua primeira ação de marketing foi o sorteio de uma bicicleta ergométrica, há oito anos. A promoção, cujo slogan era ?A banca do David engorda, mas depois emagrece. Compre doces e concorra a uma bicicleta ergométrica?, foi parar na imprensa. ?Chamou a atenção um camelô fazendo marketing e naquele tempo eu nem sabia o que era isso?, conta. ?Tive a idéia para melhorar as vendas por causa da concorrência?. A partir daí, ele não parou mais de inventar.

O camelô criou, entre outras modas, o marketing cai-cai (se qualquer mercadoria cai no chão a até 2 metros da banca, o cliente leva outra de graça), o genérico do David (toda vez que pede por um produto que está em falta, o consumidor ganha 50% de desconto na compra de um similar e leva de graça qualquer mercadoria caso a original não esteja disponível no dia seguinte) e a promoção Feliz Aniversário (os 5 mil clientes cadastrados têm direito a escolher uma guloseima de presente).

David também faz ?marketing de incentivo?: dobra a diária dos três funcionários quando se ausenta para palestrar. ?Eles chegam a rezar para eu fazer mais palestras?, afirma, entre risos. São estratégias como essas que vêm garantindo seu êxito.

Nada mal para um ex-morador de rua que se viu obrigado a perambular pelo Rio depois de ser despejado do barraco em que vivia com a mulher, Maria de Fátima, na favela da Rocinha.

David encantou como palestrante e ainda distribuiu notas de cinqüenta reais aos presentes, além de muitas brincadeiras que renderam dinheiro e livros de sua autoria para os participantes. A primeira dama Vera Lucia foi uma das que participaram das brincadeiras promocionais e levou um livro ?David Uma Lição de Vida e Marketing?.