Secretaria de Saúde realiza prestação de contas do terceiro trimestre em Audiência Pública

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na quinta-feira dia 22 de outubro, Audiência Pública referente ao 3º trimestre de 2009, no auditório da Câmara de Apiaí, com a presença do vice-prefeito Dr. Raul Alencar, vereadores Jorge Vanderlei Pingas, Geraldo Cássio Borges e José Cláudio Teixeira de Oliveira, membros do Conselho Municipal de Saúde, profissionais da área, sindicalistas, lideranças comunitárias, funcionários da municipalidade e comunidade interessada.

Para apresentação estava presente a secretária da Saúde, Isabela Cóscia, que demonstrou os números referentes aos dados de atendimentos realizados nos meses de julho, agosto e setembro na área de Serviço Social, Saúde Bucal, Saúde Mental (Caps e Ambulatório), Centro de Saúde “Abraão Coutinho Vieira”, Atenção Básica – Estratégia Saúde da Família, transporte ambulatorial, pesquisa de satisfação de usuários, Ouvidoria, programa de individualização de entrega de medicamentos, exames laboratoriais, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, capacitações, campanhas educativas, demonstrativo dos recursos aplicados, conquistas em 2009, ações relevantes e palavra aberta para os presentes.

O vereador Geraldo destacou os serviços prestados pela Secretaria e parabenizou a equipe. O presidente do Legislativo Municipal, Jorge Pingas, realizou alguns questionamentos na área de atendimento à população e obteve respostas, segundo ele próprio, convincentes e encerrou sua participação colocando-se á disposição para auxiliar a administração no que estiver ao alcance como legislador.

Levantamentos apontam que no terceiro trimestre do ano, o Centro de Saúde realizou 5.828 consultas médicas e 1.495 sessões de fisioterapias, enquanto que os postos dos bairros e distritos realizaram 4.733 consultas médicas, 4.918 consultas de enfermagem e os agentes comunitários de saúde visitaram 16.367 residências. Na área de transporte ambulatorial para outras referências foram realizadas 1.704 viagens entre São Paulo, Campinas, Sorocaba, Itu, Itapetininga e Tatuí; num outro gráfico mostra que somente para o centro de Itapeva foram realizadas 554 viagens – ao todo foram percorridos 166.593 quilômetros no atendimento a três mil pacientes. Pesquisa realizada pela Ouvidoria Municipal com os usuários do transporte aponta: Pontualidade – 97% bom, 3% ótimo, 0% regular e ruim; atendimento recebido pelo motorista – 85% bom, 15% ótimo e 0% regular e ruim. No setor Central de Regulação (sala 14), o quesito orientação recebida obteve – 91% bom, 3% ótimo, 3% regular e 3% ruim e no atendimento recebido – 85% bom, 9% ótimo e 3% regular e ruim.

A lei determina que o município aplique 15% de sua receita na área de Saúde. Apiaí aplicou durante o trimestre 19,20% o que na média do ano resulta em 19,49%.

O vice-prefeito Dr. Raul manifestou satisfação com os números. “Apesar de toda a crise, estamos conseguindo economizar sem comprometer a qualidade no atendimento e ainda adquirir e recuperar bens, como a aquisição de uma Kombi, recuperação de três ambulâncias e uma van. Os investimentos na área são grandes, porém necessários”, comentou.