Secretário dos Transportes defende recuperação da rodovia SP-250 entre CB e Ribeira

Em duas audiências realizadas na semana passada com autoridades e lideranças políticas da região Sudoeste e do Alto Vale do Ribeira, o secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Mauro Arce, defendeu a reforma da SP-250, trecho entre os municípios de Capão Bonito e Ribeira. Segundo o secretário, as obras serão orçadas em mais de R$ 100 milhões e a abertura da licitação está programada já para 2010.

Entre os serviços previstos estão o recapeamento da pista, implantação de acostamentos, melhorias no traçado, implantação da terceira faixa nos trechos necessários e um novo sistema de sinalização.

Participaram das reuniões os deputados José Zico Prado (PT) e Edson Giriboni (PV), os prefeitos de Apiaí, Dr. Emilson Couras; de Guapiara, Flávio de Lima; de Ribeirão Branco, Sandro Sala; de Capão Bonito Júlio Fernando; de Barra do Chapéu, Eduardo Fillietaz; de Itaóca, Aluízio Ribas, além dos vices-prefeitos de Capão Bonito, Marco Citadini, e o de Guapiara, Jorge Sabino, do vereador de Capão Bonito, Braz Lucchi, e o suplente de vereador de Apiaí, Samuel Carriel de Lima. Também participaram da reunião representantes da fábrica de cimento da Camargo Correa de Apiaí.

O vice-prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini, explicou que com o aumento da produção da fábrica da Camargo Corrêa, de Apiaí, são mais 160 carretas transportando cimento e utilizando a rodovia SP-250. Citadini também esclareceu que o traçado da rodovia é antigo e inadequado, e um importante caminho para o escoamento da produção agrícola de centenas de produtores rurais.

Segundo ainda o vice-prefeito de Capão Bonito, a recuperação da rodovia é importante para o ciclo de desenvolvimento da região sudoeste, tendo em vista, os baixos índices de desenvolvimento humano desses municípios. “Nossa região tem os piores IDHs do Estado de São Paulo, por isso a recuperação da SP-250 tornou-se uma demanda para o desenvolvimento regional”, declarou Citadini.

O prefeito Sandro Sala, apresentou os números da produção de tomate no município de Ribeirão Branco, considerado um dos maiores do Estado de São Paulo, e afirmou que a recuperação da SP-250 vai melhorar todo o escoamento do produto e melhorar a economia dessa cadeia produtiva. O secretário Mauro Arce determinou que seja agilizado o estudo para que seja dado início ao processo de recuperação.

Representantes da Camargo Correa irão levar à direção da empresa a necessidade de se fazer uma parceria com o Estado. Com isso, está aberta a possibilidade da cimenteira colaborar com a obra até mesmo com doação de material.

(Fonte: Jornal O Expresso)