Semana de Saúde Bucal é comemorada com ações educativas

Semana de Saúde Bucal é comemorada com ações educativas

Para incentivar a população quanto ao trato dentário, a Secretaria Municipal de Saúde de Apiaí integrou-se às comemorações da Semana de Saúde Bucal e promoveu, durante os dias 25 e 26 de outubro na Praça Alberto Dias Baptista, uma série de atividades educativas.

Na ocasião, foram abordados temas como o ataque da cárie, uso preventivo do flúor, escovação perfeita e a necessidade de consultar um dentista regularmente. A limpeza diária dos dentes foi outro ponto discutido. Segundo os dentistas, a falta de higiene bucal pode causar sérios problemas, entre eles está a placa bacteriana, que se não for tratada, endurece, formando o tártaro que não sendo retirado, atinge a gengiva, podendo inflamar e destruir o osso que segura o dente.

A programação contou ainda com exposições sobre dieta, alimentos saudáveis e alimentos cariogênicos (provocadores de cárie). Técnicos de saúde demonstraram, através de experiência como a cárie ataca os dentes e como evitar esse problema, usando flúor.

Também foram distribuídas cartilhas educativas, escovas de dentes e apresentados vídeos e realizadas palestras sobre prevenção.

Cerca de três mil alunos das redes públicas (municipal e estadual) e particular passaram pelos recinto e foram atendidos pelos onze dentistas e seus auxiliares da municipalidade.

Dia do Dentista

O transcurso do Dia do Cirurgião-Dentista, que transcorre a 25 de outubro, foi comemorado pelos dentistas do Ceoma e das Unidades de Saúde dentro da Semana de Saúde Bucal.

O odontólogo Keraban Vilela Costa Filho, chefe do Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, explica que as atividades priorizam a odontologia preventiva, como forma de promover a redução do número de cáries e inflamações da gengiva, entre outros problemas mais graves e, conseqüentemente, de maior custo. “Através da higiene bucal correta e visitas regulares ao dentista podemos evitar procedimentos restauradores e cirúrgicos”, assegura a dentista.