Seminário aprofunda o debate sobre reflorestamento de eucalipto e pinus

Seminário aprofunda o debate sobre reflorestamento de eucalipto e pinus

No dia 24 de novembro, sábado passado, mais de 80 pessoas se acomodaram no anfiteatro da Diretoria Regional de Ensino de Apiaí para participar do Seminário sobre reflorestamento de eucalipto e pinus promovido pelo técnico Antônio Sarti com patrocínio do Banco do Brasil, Supermercados Do Lar e Prefeitura de Apiaí, com apoio da Casa da Agricultura de Apiaí-Cati, Sindicato Rural, Marquesa S.A. (Grupo Orsa) e Instituto Florestal de São Paulo. Agricultores de Apiaí, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Ribeirão Branco, Iporanga e Adrianópolis-PR, comerciantes, professores, estudantes do curso de Agricultura Familiar, universitários, técnicos e autoridades do município (vereadores Ari Kinor e Leon, secretário municipal Renato Coelho) e da região discutiram o tema durante o período da manhã, e pela tarde, houve um Dia de Campo no Sítio Estiva na propriedade modelo do produtor Anísio da Silva.

Foram apresentadas experiências técnicas e vivências ocorridas em outras regiões do país onde há a cultura em pequena, média e larga escala.

Durante a abertura do Seminário, o organizador Antônio Sarti recepcionou os participantes. Na seqüência, o engenheiro, economista florestal, pesquisador científico do Instituto Florestal de São Paulo e produtor rural Dr. Eliseu de Souza Baena palestrou sobre ?Aspectos Econômicos, Técnicos, Sociais e Ambientais da Cultura de Eucalyptus spp?. Dr. Baena concluiu que ?o eucalipto gera empregos, qualidade de vida e contribui positivamente ao meio ambiente, e que há terras disponíveis, sem competição com a produção de alimentos?.

José Roberto do Prado, Beto, secretário de Agricultura no município de Barra do Chapéu e o engenheiro agrônomo Eduardo Filliettaz discorreram sobre linhas de créditos para reflorestamento disponíveis no Banco do Brasil para pequenos, médios e grandes produtores rurais. Foram mostrados os caminhos a serem prosseguidos.

A engenheira florestal Thayza Karpovicz, da empresa Marquesa S.A. do grupo Orsa, abordou o tema ?Preservação Ambiental e Desenvolvimento?, discorrendo sobre o programa de fomento da empresa que representa na área de Pinus, destacando que a empresa cultiva 13.000 hectares em parceria com 445 pequenos produtores na região.

Antônio Sarti teve a intenção de afastar a cultura de que o reflorestamento com eucalipto ou pinus ?quando entra nas cidades, não respeita o meio ambiente e a cultura local, gera a ilusão para o desenvolvimento e riqueza e não conversa com a população?. Lembrou ainda que o principal objetivo do seminário foi propor uma reflexão sobre o tema no Vale do Ribeira como um todo. Da mesma forma o prefeito de Apiaí Donizetti Borges Barbosa ? não compareceu devido a compromissos assumidos anteriormente, reforçou que o seminário é uma boa oportunidade para discussão e reflexão sobre a cultura dessas espécies no Vale do Ribeira.

Em outra etapa do Seminário o tema foi discutido em mesa eedonda. Os presentes formularam perguntas direcionadas para os palestrantes. O presidente do Sindicato Rural Josias Camargo, o comerciante Erisvaldo Café, o produtor Ronner, professor e técnico Fábio, entre outros, tiveram suas dúvidas esclarecidas.

No período da tarde, houve o Dia de Campo em que o Dr. Baena e os técnicos da Orsa mostraram na pratica a forma de plantio das espécies e orientaram os presentes na condução de uma cultura rentável e consorciada com gêneros alimentícios.