Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Seminário na Capital discutiu trilhas em unidades de conservação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Seminário na Capital discutiu trilhas em unidades de conservação

No dia 14 de dezembro a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo promoveu o ?Seminário Internacional Trilhas de Longo Percurso e as Unidades de Conservação?. O evento faz parte das discussões sobre as novas possibilidades de ecoturismo nas unidades de conservação do estado.

Durante o evento, que aconteceu entre às 9h e às 18h30 na sede da Secretaria, foram apresentados casos de gestão e manutenção de trilhas de longa distância e unidades de conservação. Dentre eles, a travessia Petrópolis-Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Sendero Chile, projeto de trilha que atravessa o Chile de norte a sul.

O evento foi direcionado a gestores de unidades de conservação, pesquisadores científicos, funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, membros do trade turístico e organizações do terceiro setor. De Apiaí participou o professor e engenheiro agrônomo Fábio Leonardo Tomas, pois o município está dentro do circuito de trilhas e possui unidades de conservação.

Segundo o representante local, durante o seminário houve as seguintes apresentações: Projeto Estratégico de Ecoturismo pelo diretor de Operações da Fundação Florestal, Luiz Roberto Numa de Oliveira; Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica no Estado de São Paulo por Anna Carolina Lobo coordenadora de projetos da Secretaria do Meio Ambiente; Roteiro da Trilha Petrópolis/Teresópolis por Ernesto Viveiros de Castro, diretor do Parque Nacional da Serra dos Órgãos; Projeto ?Sendero de Chile? e os Parques Nacionais pelo chileno Nolberto Arias Silva; apresentação da ?Appalachian National Scenic Trail? pelo americano Charles Casey Reese e debates com Israel Waligora, geólogo e presidente da Associação Brasileira de Turismo de Aventura (ABETA), Milton Dines, arquiteto e diretor de Meio Ambiente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), e Waldir Joel, engenheiro florestal e pesquisador científico do Instituto Florestal.