SUBSTITUIÇÃO DE ÁRVORE NA RUA GASTÃO DOS SANTOS LISBOA

A pedido da Prefeitura Municipal de Apiaí, a Secretaria de Meio Ambiente fez uma avaliação das condições fitossanitárias de um exemplar de ipê amarelo localizado na rua Gastão dos Santos Lisboa, em frente à entrada do estádio Janguitão.

A calçada onde se encontra a referida árvore está passando por uma obra de readequação, visando melhorar a acessibilidade de cadeirantes, idosos e pessoas com deficiência visual.

Para o parecer técnico, foi aplicado o Protocolo de Avaliação de Risco de Queda da International Society of Arboriculture (ISA) e a Lei Municipal Nº169 de 2012.

As condições fitossanitárias da árvore foram atestadas em laudo técnico elaborado por profissional habilitado da Secretaria de Meio Ambiente de Apiaí, que identificou problemas fitossanitários e mecânicos, que estão acarretando em perdas das funções vitais da árvore, tais como, infestação por planta parasita no tronco e na copa, presença de inseto deteriorador de madeira e colo apodrecendo. A mesma se encontra inclinada, sem raízes de sustentação na região próxima do meio fio.

Considerando os parâmetros avaliados e devido ao afloramento das raízes que está causando prejuízo ao patrimônio público, dificultando acessibilidade, recomenda-se a remoção da árvore.

Na primavera de 2023 (época propícia para plantios), uma nova muda será plantada na mesma calçada.

Jaqueline Steininger
Albuquerque Engenheira Florestal