TODOS CONTRA A DENGUE: CAMPANHA INCENTIVA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO COMBATE À DOENÇA

Para prevenir e combater o mosquito da dengue a Prefeitura Municipal de Apiaí está em alerta e continua suas ações de prevenção e conscientização no combate à dengue.

O combate à dengue se faz através do combate à proliferação do mosquito e da eliminação de criadouros (local onde se acumule água limpa e parada onde o mosquito vai depositar seus ovos). A eliminação de criadouros é a única maneira de se evitar a proliferação da doença. Somente com a conscientização da população em realizar determinadas tarefas, poderão fazer toda a diferença e ser um grande aliado para diminuir os casos de dengue.

Os agentes de endemias têm realizado um trabalho contínuo de vistoria casa a casa. Quando há casos positivos, imediatamente as equipes fazem o bloqueio e nebulização. Mas, para isso, os agentes precisam contar com a colaboração dos moradores, que olhe seu quintal e as proximidades de sua residência. Verifique se há recipientes abertos que possam armazenar água, evite que isto aconteça recolhendo os entulhos, mantendo caixas de água fechados com tampa adequada, guardando garrafas sempre de cabeça para baixo; encher de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas e não jogue lixo em terrenos baldios.

Os Centros de Desenvolvimento Infantil, o CEMAE e as Escolas da Rede Municipal de Ensino de Apiaí, vem desenvolvendo juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, as Campanhas de combate ao Mosquito. Os aluno têm produzido materiais informativos, utilizado materiais recicláveis para construir armadilhas para o mosquito, e de madeira didática conscientizar a todos. Esse trabalho nas escola é muito importante para disseminar as informações de combate aos criadouros do mosquito.

O Aedes Aegypti, nome científico do mosquito, é o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e precisamos o máximo de atenção e cuidado.