“Vem pra Roda — No Ritmo do Brincar”

“Vem pra Roda — No Ritmo do Brincar”

Nos dias 25 de maio a 2 de junho de 2024 foi realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil (creches) a Semana Mundial do brincar que este ano traz com o tema “Vem pra Roda”, com destaque a essa ideia de entrar “No Ritmo do Brincar”. Esse tema emerge como uma convocação para que todos se engajem na promoção de ambientes que valorizem a infância.

“Vem pra Roda — No Ritmo do Brincar” é mais que um tema, é um convite para que todas as pessoas participem ativamente na construção de um mundo mais acolhedor e amoroso para as crianças, reconhecendo o brincar como um direito fundamental e essencial para uma infância plena e digna em um mundo lúdico, equitativo e afetuoso.

O símbolo dessa campanha: A Roda, é mais que um simples círculo. Ela é também a roda das danças circulares, das conversas, das cirandas, das dinâmicas nos trabalhos em grupos e de tantas manifestações culturais que estão presentes na ludicidade de todas as idades, e que são características do imaginário das crianças. A roda gira em torno de seu próprio eixo, mas não volta sempre para o mesmo lugar, ela é movimento que avança, dá as mãos e aponta para a coletividade e a renovação.

A Secretária Municipal de Educação Rosângela Aliaga destaca a importância de valorizar e fortalecer essa prática, promovendo a ideia de que o brincar é um elemento vital e essencial para o desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais humana, democrática e inclusiva.

É nessa roda que se aprende a dar as mãos, nela a vida se organiza inteiramente, e a humanidade exercita sua capacidade de compartilhar e, assim, preparar o futuro sustentável para as próximas gerações.