Viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais foi debatida em Seminário de Agronegócios

Com o objetivo de analisar a viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais da região, o Escritório Regional do Sebrae-SP no Sudoeste Paulista realizou nesta quarta-feira (04/11) o Seminário de Agronegócios do Alto Vale. O evento no Sigma reuniu gestores e produtores de frutas, hortaliças e legumes e apicultores. O prefeito Dr. Emilson participou da abertura.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Apiaí, do Sindicato Rural, Cooperativa Agroindustrial do Alto Vale do Ribeira (Coopav) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apiaí. A mesa foi composto por Roberta Quintas representante do Sebrae-SP, Jair Machado presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apiaí, Dr. Emilson Couras da Silva prefeito de Apiaí, Josias de Camargo presidente do Sindicato Rural e Manoel Mancebo presidente da Coopav.

O assessor de Planejamento da municipalidade, Henrique Lemos, abriu o evento destacando a importância do trabalho do homem do campo para o desenvolvimento do país. Em seguida falou Roberta Quintas que desejou bom trabalho aos presentes; Jair Machado cobrou mais participação da classe nos eventos e propôs uma reflexão para o momento atual na busca de perspectivas futuras; Josias de Camargo chamou a atenção para os acontecimentos do meio rural e enfatizou sobre as melhorias que encontros trazem para o produtor rural e Dr. Emilson fechou os pronunciamentos com uma mensagem de fé e esperança aos agricultores da região, enfocando ainda que o Seminário veio para dar suporte ao pequeno proprietário rural com foco no mercado para as atividades de fruticultura, horticultura e apicultura, sempre buscando alternativas de agregação de valores para ampliar a concepção de agronegócio e avaliando a possibilidade de agroindustrialização.

Para avaliar as tendências do mercado, o escoamento da produção e as oportunidades de negócios para os pequenos produtores rurais, o Seminário teve palestra com o engenheiro agrônomo Ricardo Cerveira e três minicursos direcionados à cada uma das cadeias produtivas e onde foram abordados o mercado de hortaliças in natura e processadas com Priscila Terrazzan, a adequação da produção do mel às necessidades do mercado com Humberto Eduardo dos Reis e a participação da fruticultura no agronegócio do Estado de São Paulo, minicurso ministrado pelo consultor Timot Vaanderlar.

A proposta de realização deste evento partiu de uma demanda da Secretaria Municipal de Agropecuária de Apiaí em conjunto com a Coopav e Sindicatos envolvidos, no sentindo de se iniciar o processo de organização e planejamento da produção para operacionalização do Complexo Agroindustrial do Alto Vale do Ribeira.

De acordo com o gestor de agronegócios do Escritório Regional do Sebrae-SP no Sudoeste Paulista, Murilo Rodrigues, o Seminário possibilitou discutir a viabilidade econômica da pequena propriedade rural e avaliar novas oportunidades para agregar valor aos produtos e o processamento agroindustrial, a exemplo da fruticultura que pode diversificar seus negócios com a produção de polpas e geléias.