Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais foi debatida em Seminário de Agronegócios

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais foi debatida em Seminário de Agronegócios

Com o objetivo de analisar a viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais da região, o Escritório Regional do Sebrae-SP no Sudoeste Paulista realizou nesta quarta-feira (04/11) o Seminário de Agronegócios do Alto Vale. O evento no Sigma reuniu gestores e produtores de frutas, hortaliças e legumes e apicultores. O prefeito Dr. Emilson participou da abertura.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Apiaí, do Sindicato Rural, Cooperativa Agroindustrial do Alto Vale do Ribeira (Coopav) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apiaí. A mesa foi composto por Roberta Quintas representante do Sebrae-SP, Jair Machado presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apiaí, Dr. Emilson Couras da Silva prefeito de Apiaí, Josias de Camargo presidente do Sindicato Rural e Manoel Mancebo presidente da Coopav.

O assessor de Planejamento da municipalidade, Henrique Lemos, abriu o evento destacando a importância do trabalho do homem do campo para o desenvolvimento do país. Em seguida falou Roberta Quintas que desejou bom trabalho aos presentes; Jair Machado cobrou mais participação da classe nos eventos e propôs uma reflexão para o momento atual na busca de perspectivas futuras; Josias de Camargo chamou a atenção para os acontecimentos do meio rural e enfatizou sobre as melhorias que encontros trazem para o produtor rural e Dr. Emilson fechou os pronunciamentos com uma mensagem de fé e esperança aos agricultores da região, enfocando ainda que o Seminário veio para dar suporte ao pequeno proprietário rural com foco no mercado para as atividades de fruticultura, horticultura e apicultura, sempre buscando alternativas de agregação de valores para ampliar a concepção de agronegócio e avaliando a possibilidade de agroindustrialização.

Para avaliar as tendências do mercado, o escoamento da produção e as oportunidades de negócios para os pequenos produtores rurais, o Seminário teve palestra com o engenheiro agrônomo Ricardo Cerveira e três minicursos direcionados à cada uma das cadeias produtivas e onde foram abordados o mercado de hortaliças in natura e processadas com Priscila Terrazzan, a adequação da produção do mel às necessidades do mercado com Humberto Eduardo dos Reis e a participação da fruticultura no agronegócio do Estado de São Paulo, minicurso ministrado pelo consultor Timot Vaanderlar.

A proposta de realização deste evento partiu de uma demanda da Secretaria Municipal de Agropecuária de Apiaí em conjunto com a Coopav e Sindicatos envolvidos, no sentindo de se iniciar o processo de organização e planejamento da produção para operacionalização do Complexo Agroindustrial do Alto Vale do Ribeira.

De acordo com o gestor de agronegócios do Escritório Regional do Sebrae-SP no Sudoeste Paulista, Murilo Rodrigues, o Seminário possibilitou discutir a viabilidade econômica da pequena propriedade rural e avaliar novas oportunidades para agregar valor aos produtos e o processamento agroindustrial, a exemplo da fruticultura que pode diversificar seus negócios com a produção de polpas e geléias.